Jovem cria aparelho que pode salvar 1,5 milhão de vidas por ano
Imagina conseguir salvar milhares de vidas com apenas 22 anos? Um estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, inventou um aparelho para vacinas que pode poupar 1,5 milhões de vidas por ano.
A criação é uma espécie de microgeladeira – tão compacta que cabe dentro de uma mochila. Por isso, William Broadway ganhou uma vaga entre os finalistas do James Dyson 2016, um dos prêmios de tecnologia mais respeitados do mundo.
A eficácia das vacinas depende da temperatura em que se encontram: o ideal é entre 2º e 8ºC. O jovem conseguiu montar um aparelho que possibilita isso por 30 dias. Assim, as vacinas poderão chegar à países em desenvolvimento a tempo.
Chamado de Isobar, pode ser utilizado também para proteger órgãos doados, transplantes de sangue e células-tronco. Para funcionar, a microgeladeira deve ser aquecida por uma hora para ser carregada. Ela possui duas substâncias: água e amoníaco, que agem de maneira que se obtém o efeito refrigerador.
A inspiração veio durante uma viagem para o México. Por mais que seja uma ideia elogiada, Broadway não quer criar uma patente. Ele recebeu mais de US$ 2,6 mil para criar os primeiros protótipos e pode ganhar mais US$ 40 mil caso vença o prêmio internacional.