Jovem de 15 anos desenvolve teste que detecta câncer em cinco minutos
Com 15 anos, o estadunidense Jack Andraka criou um teste que detecta câncer de pâncreas em apenas cinco minutos. Além da rapidez, o teste é 26 mil vezes mais barato que o utilizado atualmente – o custo é de apenas 3 centavos de dólar – , além de ser mais simples e mais preciso. Após a morte de um amigo da família em decorrência da doença, Jack se debruçou sobre o tema.
Segundo Jack, cerca de 85% dos cânceres de pâncreas são descobertos tardiamente, quando o paciente tem menos de 2% de chance de sobreviver.
O teste é feito com um sensor que pode ser usado para analisar urina e sangue. O equipamento identifica a proteína mesotelina, que indica que o paciente está desenvolvendo câncer. É utilizada uma tira de papel que muda de cor conforme a quantidade da proteína no sangue e, dessa forma, o câncer é detectado ainda em estágio inicial.
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
- Câncer de pâncreas: conheça sinal de alerta detectado em 75% dos casos
- Câncer de próstata: os sinais fáceis de ignorar sobre os quais todos os homens devem se estar cientes
- Câncer de mama: o que é o teste genético e quem pode fazê-lo gratuitamente?
Em 2012, Jack ficou em primeiro lugar na Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel e levou 100 mil dólares pra casa.
Confira abaixo o vídeo que mostra o momento que Jack ganha o prêmio e o seu depoimento sobre o sensor; e a sua palestra no TED: