Lava outra, lava uma: porque lavar as mãos é importante para a saúde
O simples hábito de lavar as mãos pode reduzir em até 40% as chances de contaminação por bactérias e vírus
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples hábito de lavar as mãos pode reduzir em até 40% as chances de contaminação por bactérias e vírus.
Isso acontece porque doenças como gripe, conjuntivite, infecções e outras viroses são propagadas pelas principais vias de transmissão do nosso corpo: as mãos.
Além disso, mesmo sendo de conhecimento da população, o ato de lavá-las ainda é negligenciado por muitos e uma das consequências da má higienização das mãos é o contágio por bactérias multirresistentes. Não por acaso, cerca de meio milhão de pessoas pelo mundo sofrem de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.
Afinal, existe um jeito certo de lavar as mãos ?
Diante do alto número de contaminação pelo mau hábito ou ausência dele, a OMS recomenda que a higienização das mãos seja feita com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente em dois momentos: após o banheiro e antes de comer. Vale frisar que o tempo de duração considerado adequado é de 40 e 60 segundos.
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou algumas orientações para higienizar as mãos de forma correta. Confira:
1 – Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
2 – Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
3 – Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
4 – Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
5 – Enxague bem as mãos com água;
6 – Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.
Nota extra: quando não há torneira e sabão por perto, o uso do álcool em gel também funciona na prevenção. A aplicação deve ser feitas na palma e no dorso da mão e nas pontas dos dedos.