Lenço umedecido: quais os riscos de usá-lo excessivamente?
Entenda por que o lencinho umedecido pode oferecer riscos aos bebês
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, revelou alguns riscos que o uso do lencinho umedecido pode oferecer à saúde das crianças.
O estudo liderado pela professora de dermatologia Mary Wu Chang analisou seis crianças que desenvolveram algum tipo de alergia rara associada ao uso do lenço umedecido. Uma das pacientes observadas, de oito anos, apresentou irritação vermelha ao redor da boca e na região das nádegas.
Submetida a um tratamento com antibióticos esteroides, a irritação apresentava melhora instantânea, mas voltava após o período de medicação.
- Erros comuns de higiene feminina que podem prejudicar sua saúde
- 6 regras simples para garantir a saúde da vagina
- O que fazer para manter o pH da vagina equilibrado?
- Alerta vermelho: quais os reais riscos de se respirar este ar seco de São Paulo
O quadro levou a especialista a considerar que a reação poderia estar associada a algum fator externo e relacionou o caso a um episódio ocorrido com um homem na Bélgica em circunstâncias semelhantes.
Na ocasião, o organismo do homem reagiu a um conservante químico conhecido como metilisotiazolinona (MI), presente em lenços umedecidos. Ao testar a menina para a alergia, o resultado foi parecido e confirmou-se quando o uso do lenço umedecido foi interrompido.
Em entrevista à NBC News, a especialista afirmou que a alergia pode ser mais comum do que se imagina e muitas vezes é confundida com outras doenças como eczema, impetigo e psoríase. Isso porque apresenta sintomas como coceira, vermelhidão e outros sintomas similares na pele.
Wu Chang disse que, apesar da conveniência do produto quando se tem filhos, recomenda o uso do sabonete e água para minimizar a exposição da pele a essas substâncias. Já em viagens e passeios, Mary aconselha utilizar papel higiênico e água para fazer a limpeza.
Um ponto importante, segundo a médica, é que usar lenços com muita frequência em bebês pode estar sensibilizando toda uma geração a MI, uma vez que o ingrediente está também em produtos de limpeza, maquiagem, loções e xampus.