Levantamento de peso ajuda a emagrecer? Veja como queimar mais calorias e acelerar o metabolismo

O levantamento de peso é importante em qualquer rotina de exercícios para melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral

Por Silvia Melo em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
19/05/2025 12:01 / Atualizado em 24/05/2025 18:51

Muita gente associa a perda de peso apenas aos treinos aeróbicos, como corrida ou bicicleta. No entanto, o levantamento de peso, quando feito de forma adequada, pode ser um poderoso aliado no processo de emagrecimento. Além de aumentar a força e a massa muscular, ele também ajuda a acelerar o metabolismo, queimar calorias e melhorar a composição corporal.

Como o levantamento de peso ajuda a queimar calorias?

Assim como qualquer outra atividade física, a quantidade de calorias queimadas durante o treino de musculação depende de fatores como:

  • Intensidade do exercício
  • Duração do treino
  • Peso corporal
  • Idade
  • Sexo
  • Volume e carga dos exercícios

Pessoas com maior massa corporal tendem a queimar mais calorias, pois mover um corpo maior exige mais energia. Além disso, treinos intensos, com cargas progressivas, aumentam a demanda energética e aceleram o gasto calórico — inclusive em repouso, graças ao aumento da massa muscular.

A quantidade de calorias queimadas durante o treino de musculação depende de vários fatores
A quantidade de calorias queimadas durante o treino de musculação depende de vários fatores - Lyndon Stratford/istock

O papel do metabolismo e da massa muscular

Ao longo do tempo, os músculos conquistados com o treino de força ajudam a elevar a taxa metabólica basalou seja, a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso. Isso acontece porque o tecido muscular consome mais energia do que o tecido gorduroso, mesmo quando você não está se exercitando.

Esse benefício é especialmente importante à medida que envelhecemos. A partir dos 30 anos, há uma perda natural de massa muscular, que pode chegar a 8% por década. O levantamento de peso ajuda a combater esse processo, mantendo o metabolismo mais ativo e reduzindo a tendência ao ganho de gordura com a idade.

Diferenças entre homens e mulheres

Por fatores hormonais e fisiológicos, homens geralmente queimam mais calorias que mulheres durante o exercício. Isso se deve ao maior volume muscular e à ação de hormônios como a testosterona. Ainda assim, as mulheres também podem obter ótimos resultados com a musculação, desde que o plano de treino e alimentação sejam bem ajustados.

Homens tendem a queimar mais calorias que as mulheres
Homens tendem a queimar mais calorias que as mulheres - iStock/InnerVisionPRO

Levantamento de peso x cardio: qual queima mais calorias?

Em termos imediatos, atividades aeróbicas costumam queimar mais calorias por sessão. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg pode gastar cerca de 316 calorias correndo por 30 minutos, contra 216 calorias em um treino intenso de musculação. No entanto, o efeito prolongado do levantamento de peso sobre o metabolismo é um diferencial importante.

Com o ganho de massa magra, o corpo passa a queimar mais calorias ao longo do dia, o que contribui para a redução da gordura corporal a médio e longo prazo.