Lipedema: conheça a doença diagnosticada em ex-paquita da Xuxa
Doença crônica acomete principalmente as mulheres, mas há tratamento
Tatiana Maranhão, ex-paquita da Xuxa, fez um desabafo nas redes sociais ao contar a que foi diagnosticada com lipedema, uma doença que causa acúmulo localizado de gordura.
“Não se trata de desleixo ou de falta de força de vontade, o que eu tenho é uma doença que acomete uma a cada dez mulheres e se chama lipedema, este ano reconhecida pela Classificação Internacional CID 11, anunciada pela OMS”, disse.
Tati disse que passou a vida toda ouvindo críticas sobre seu corpo e que não entendia o motivo pelo qual não perder gordura. somente aos 45 anos, após passar por dezenas de médicos, ela descobriu a condição.
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
“A verdade é que nunca houve ginástica e alimentação que resolvessem meu problema. Passei por dezenas de médicos das mais diversas especialidades, mas ninguém conseguia me diagnosticar. Inconformada como sempre e com a ajuda do amigo Google descobri o Dr. @drfabiokamamoto, que enfim deu nome ao que tenho”, escreveu em uma publicação no Instagram.
“Quero aproveitar esse espaço pra ajudar outras meninas que passam pelo mesmo problema e avisar aos juízes de plateia dos anos 80 (hj de internet) que devemos tratar o que desconhecemos com mais respeito. Julguem menos, amem mais”, concluiu.
Lipedema
O lipedema é uma disfunção hereditária crônica da distribuição de gordura e inchaço localizado nas pernas e braços. O problema não é só estético, pois esse acúmulo de gordura pode ser doloroso.
Além da dor e sensibilidade, a pessoa pode sentir um peso nos membros afetados e pode se machucar facilmente.
A condição também pode causar joelhos tortos, pés chatos e problemas nas articulações, o que pode dificultar a caminhada.
O lipedema é mais comum em mulheres e geralmente afeta ambos os lados do corpo igualmente. Algumas vezes, a pele fica com o aspecto de casca de laranja, a mesma aparência causada pela celulite.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a doença também é marcada por seu fator hereditário, ou seja, é muito comum que mulheres da mesma família desenvolvam o problema no decorrer das gerações.
Sinais
Além do acúmulo de gordura nas pernas e nos braços, a dor e peso nesses membros, o surgimento de hematomas, e a fragilidade capilar são alguns dos sinais.
O diagnóstico pode ser feito a partir de uma avaliação com um angiologista ou cirurgião vascular.
Apesar de crônico, há tratamento para os sintomas, o que pode ajudar a diminuir o incômodo do paciente.
Além de uma correção nos hábitos de vida, como na alimentação e introdução de exercícios físicos direcionados, podem ser necessários o uso de remédios e cirurgia.