CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Lúpus: conheça os sintomas e causas dessa doença autoimune

Por: Redação

A população em geral pouco sabe sobre o lúpus, doença autoimune de difícil diagnóstico que atinge 200 mil brasileiros, segundo estimativas. O lúpus caracteriza-se por um processo inflamatório que pode comprometer vários órgãos, como a pele, articulações, rins, pulmões e o coração.

A doença não é contagiosa e acomete jovens de 20 a 40 anos, predominantemente as mulheres.  Sua origem ainda não é totalmente conhecida, mas já se sabe que está relacionada a fatores genéticos, hormonais, e ambientais.

Acredita-se que o lúpus pode aparecer em uma pessoa que tenha predisposição genética e é exposta a determinados agentes que induzem a doença, como a luz do sol e certos medicamentos.

Crédito: Getty Images/iStockphotoLúpus pode provocar vermelhidão e coceira na pele

O que é doença autoimune?

A doença autoimune é uma condição que ocorre quando o próprio organismo da pessoa ataca e destrói, por engano, tecidos saudáveis do corpo.

Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente e muitas delas podem ser controladas com tratamento adequado.

São dois tipos principais de lúpus:

– Cutâneo: manifesta-se apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas) principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, como rosto, colo e braços;

– Sistêmico: nessa condição, um ou mais órgãos internos são acometidos e é comum dores nas articulações.

Embora não tenha cura, o diagnóstico precoce do lúpus é importante para um controle melhor do quadro inflamatório, por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas:

  • Pressão alta
  • Inchaço
  • Fraqueza muscular
  • Queda de cabelo
  • Erupções cutâneas
  • Dor nas articulações
  • Fadiga
  • Cansaço extremo
  • Febre sem que haja uma infecção

Vale dizer que nem todas as pessoas com lúpus apresentam os mesmos sintomas, mas diante de alguns dos citados acima, é indicado buscar por um reumatologista, profissional responsável por cuidar de casos da doença.

Tratamento

Ainda não há cura definitiva para o lúpus, assim como acontece com o diabetes e pressão alta. Porém o tratamento adequado, que deve ser individualizado dependendo a manifestação apresentada por cada paciente, permite um controle da doença e boa qualidade de vida para os pacientes.

Entre os recursos utilizados no tratamento, são empregados anti-inflamatórios não esteroides para artrite, protetor solar para as lesões de pele e corticoide tópico para lesões cutâneas.

Confira mais sobre a doença neste vídeo feito pelo grupo Falando de Lúpus, formado por especialistas do Grupo Latino-Americano de Estudo do Lúpus (Gladel), associações científicas e pacientes:

Com informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia e Ministério da Saúde

Leia também:

Compartilhe:

Tags:#doenca
1
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
2
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
3
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
4
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
5
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
6
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
7
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
8
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …