Luta contra a balança: 5 motivos que atrapalham a sua dieta
Inimigos da dieta: fatores comportamentais e do próprio organismo podem contribuir para o ganho ou perda de peso; entenda
Perder peso depende de vários fatores e os resultados de uma dieta nem sempre vêm no tempo que esperamos. Por exemplo, se uma pessoa restringe carboidratos, naturalmente a perda de peso inicial é maior. Isso, no entanto, não altera o resultado final da restrição alimentar.
Por isso, assumir o compromisso de enfrentar uma dieta envolve alguns fatores que podem impactar o resultado da balança. Confira alguns hábitos que devem ser evitados:
Estresse crônico
Favorece a produção de cortisol, hormônio que aumenta os depósitos de gordura, principalmente na região do abdome, além de diminuir as reservas de massa muscular.
Além disso, como carboidratos e doces liberam serotonina, estes alimentos podem ser usados intuitivamente para gerar conforto emocional.
Abusos nos finais de semana
Aqui a causa é matemática, para emagrecer 0,5 a 1 kg deve-se fazer uma economia de pelo menos 500 calorias/dia e o final de semana é cheio de evento onde é fácil consumir muitas calorias na forma de um “pequeno” pedaço de bolo ou algumas doses de bebida alcoólica.
Doenças da tireoide
Pessoas que desenvolvem hipotireoidismo podem aumentar de peso, mesmo comendo adequadamente e com atividade física. Além disso, podem apresentar pele seca, sonolência, intestino preguiçoso e cansaço.
Moral da história? Se a dieta e atividade física não estiverem sendo suficientes para controlar seu peso, melhor procurar um médico ou nutricionista para ajudá-lo encontrar a conduta terapêutica correta.
Dormir mal
Vários estudos já comprovaram que sono de menos inibe a produção de leptina (hormônio da saciedade) e aumenta a grelina (hormônio da fome), ou seja, você quer comer mais e demora para se sentir satisfeito.
Uso de remédios
Medicamentos como alguns antidepressivos, corticóides e anticoncepcionais injetáveis podem propiciar ganho de peso.
Com informações do site Minha Vida.