Má digestão: 3 remédios naturais para limpar o intestino
Remédios caseiros podem ajudar na limpeza e desintoxicação do intestino
Abdômen inchado, constipação e aquela famosa sensação de “barriga cheia” são condições geralmente causadas pelo sedentarismo ou consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.
É comum, nesses casos, que a digestão se torne um pouco mais demorada. Por isso, é muito importante adotar e manter hábitos saudáveis. E alguns remédios caseiros podem ajudar na limpeza e desintoxicação do intestino.
Remédios naturais para limpar o intestino:
1 – Água de linhaça
A água de linhaça não é apenas uma bebida boa para combater a prisão de ventre e eliminar toxinas, mas também para purificar o intestino e aliviar a sensação de peso. Além disso, pode fornecer ácidos graxos ômega-3, fibras e antioxidantes.
- 3 chás com ingredientes acessíveis para reduzir o nível de açúcar no sangue
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- Receita de chá de alho para colesterol e triglicerídeos altos
- Chá de salsa: seu aliado no combate a infecções urinárias
Ingredientes
1 colher de sopa de linhaça (10 g)
1 copo de água (200ml)
Modo de preparo
Adicione a colher de sopa de linhaça a um copo de água e deixe descansar durante a noite.
No dia seguinte, coe as sementes e consuma a água grossa.
2 – Chá de psyllium
A semente de psyllium é uma fonte de fibra solúvel que pode ser adicionada a alimentos ou tomada como suplemento. Ela pode ajudar a amolecer as fezes e melhorar a regularidade intestinal.
Ingredientes
1 colher de chá de psyllium em pó (você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou farmácias)
1 xícara de água quente
Modo de preparo
Comece aquecendo a água, mas não a deixe ferver. A temperatura ideal é de cerca de 70-80 graus Celsius, ou seja, quando a água estiver quente, mas não a ponto de ferver.
Coloque a colher de chá de psyllium em um copo ou caneca e despeje a água quente sobre o psyllium em pó. Mexa bem a mistura para garantir que o psyllium se dissolva completamente na água. Deixe a mistura repousar por cerca de 5 a 10 minutos, para permitir que o psyllium absorva água e inche. Quando a mistura atingir uma consistência gelatinosa e tiver fria o suficiente para beber, estará pronta.
Beba o chá de psyllium imediatamente. Certifique-se de tomar bastante água adicional ao longo do dia para evitar a desidratação, pois o psyllium pode absorver água em seu trato digestivo. Antes de aderir a essas opções, é importante conversar com seu médico, especialmente se você tiver condições médicas preexistentes, estiver grávida ou amamentando.
3 – Chá de dente-de-leão e camomila
A infusão de dente-de-leão com camomila é uma bebida indicada para purificar intestino. Ela melhora seu funcionamento e ajuda a eliminar as fezes, sendo uma boa opção para a prisão de ventre. Também tem efeito diurético e anti-inflamatório, por isso contribui para o alívio.
É importante saber que o uso do dente-de-leão é contraindicado em casos de gastrite, úlcera gástrica e duodenal, cálculos biliares, colecistite aguda e obstrução dos ductos biliares.
Ingredientes
Água (1 xícara ou 250 ml)
1 colher de chá de dente de leão (5 g)
1 colher de chá de flores de camomila (5 g)
Modo de preparo
Aqueça o copo de água e, quando ferver, retire do fogo e acrescente as ervas aromáticas nas quantidades indicadas.mDeixe descansar por 5 ou 10 minutos e consuma até três vezes ao dia.