Maconha pode causar infertilidade, segundo estudo
Cientistas apontam que o uso da droga provoca mudanças no DNA do espermatozoide
Um estudo publicado no periódico Epigenetics apontou a existência de possíveis riscos de infertilidade associados ao uso de maconha.
Para chegar a esse resultado, os cientistas avaliaram 24 homens, entre 18 e 40 anos, sendo 12 deles usuários de maconha e os outros 12, não. Eles observaram, por exemplo, que o princípio ativo da cannabis, o tetra-hidrocarbinol (THC), provoca mudanças no DNA do espermatozoide.
Além disso, naqueles que faziam uso de maconha foi constatado uma quantidade significativamente menor de espermatozoides comparado com os não usuários.
- Mulheres que fumam maconha têm mais chance de morrer por doenças cardiovasculares, segundo estudo
- Fumar maconha com frequência pode aumentar o risco de câncer, aponta estudo
- Este medicamento pode reduzir a gordura no fígado, diz estudo
- Este fator, segundo especialistas, pode ser a principal causa do Parkinson
Ao jornal O Estado de S. Paulo, o especialista em reprodução humana Paulo Gallo explicou que o espermatozoide carrega o DNA masculino que vai formar o embrião e que, durante o processo de formação do gameta, qualquer substância no sangue age sobre esse material. “Quando o homem usa maconha, as substâncias são absorvidas e vão para a circulação sanguínea. Pelo sangue, o THC chega às células produtoras de espermatozoides”, afirmou o especialista.
A cannabis é uma das drogas psicoativas mais amplamente usadas em todo o mundo, sendo os homens a maioria dos consumidores.