Maconha pode fortalecer o sistema imunológico e combater o câncer
Cientistas afirmam que maconha tem efeito anticâncer
Um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Rostock, na Alemanha, sugere que a maconha pode ser eficiente no fortalecimento do sistema imunológico e ajudar a combater as células cancerígenas.
De acordo com cientistas, as substâncias químicas presentes na planta, chamadas phytocannabinoids, podem impedir as células cancerígenas de se multiplicarem e se espalharem, reduzindo a capacidade do câncer de sobreviver à quimioterapia.
O estudo, que é resultado de uma revisão de pesquisas anteriores, foi publicado no British Journal of Pharmacology. Os dados sugerem que os canabinóides provocam efeitos anticancerígenos em vários níveis de progressão do câncer.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Os cientistas, no entanto, dizem que mais pesquisas precisam ser feitas em pacientes reais para confirmar os resultados. “Estudos clínicos são agora urgentemente necessários para investigar o impacto dos canabinóides no crescimento e progressão do câncer em pacientes”, disse um dos autores da pesquisa, Burkhard Hinz.
Canabinoides podem estimular o sistema imunológico a reagir
Os fitocanabinóides na planta poderiam estimular o cérebro, o sistema imunológico e o sistema hormonal e combater os tumores. Dados de pesquisas anteriores também sugerem que os canabinóides podem controlar o modo como o câncer desenvolve resistência à quimioterapia.