Madonna ficou acamada por 5 dias devido a infecção bacteriana

Saiba os riscos e complicações dessa doença e a importância da prevenção e do tratamento

16/10/2023 17:00

No dia 26 de junho, Madonna, a rainha do Pop, deu um grande susto em seus fãs ao ser internada com uma infecção bacteriana.

Segundo o empresário da cantora, Guy Oseary, a artista foi encontrada desacordada em sua casa e precisou ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo.

Após 5 dias de internação, Madonna, que completou 65 anos em 2022, recebeu alta e logo voltou aos palcos, iniciando sua turnê de celebração das quatro décadas de carreira. Mas, o que é uma infecção bacteriana e quais os riscos desse tipo de doença?

Madonna ficou acamada por 5 dias devido a infecção bacteriana
Madonna ficou acamada por 5 dias devido a infecção bacteriana - Reprodução/Instagram @madonna

O que é uma infecção bacteriana?

A infecção bacteriana é uma doença causada por bactérias patogênicas, que pode ocorrer ao entrar em contato com água, alimentos e objetos contaminados, ou por meio de secreções que contenham essas bactérias.

As infecções bacterianas podem desencadear diversas doenças, como pneumonia, tuberculose, tétano, gonorreia, disenteria, sífilis e hanseníase.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de bactéria, mas geralmente incluem febre alta, dor no local da infecção, cansaço, náusea e vômito.

Quais são as complicações de uma infecção bacteriana?

Embora as infecções bacterianas geralmente sejam localizadas, em alguns casos, o problema pode se espalhar e afetar diversos órgãos do corpo, levando à sepse – uma condição extremamente perigosa que pode causar a morte por falência múltipla dos órgãos.

O tratamento é realizado com o uso de antibióticos, mas o uso inadequado deste tipo de medicamento pode levar à criação de superbactérias resistentes, tornando as opções de tratamento futuras mais escassas.

Por que devemos nos preocupar com as infecções bacterianas?

Um estudo publicado na revista científica The Lancet em 2022 apontou que as infecções bacterianas estão entre as principais causas de morte no mundo, associadas a 7,7 milhões de mortes.

De acordo com os pesquisadores, essas doenças são uma ‘prioridade urgente’ na saúde pública e requerem esforços na prevenção, uso adequado de antibióticos e estratégias de vacinação efetivas.