Mãe publica carta após filho com Down ser excluído de festa
Uma mãe canadense chamada Jennifer Kiss-Engele publicou uma carta aberta no Facebook após seu filho ter sido excluído da festa de aniversário de um colega da escola. Segundo a mulher, o garoto, que tem síndrome de Down, foi a única criança a não ser convidada para a comemoração.
No texto, ela solicita aos pais do aniversariante que não discriminem seu filho. “Eu estou compartilhando isso porque penso que é uma lição valiosa para todos”, escreveu. O texto ainda diz que a ausência de seu filho entre os convidados do evento não foi uma desatenção, mas, sim, uma decisão proposital da família do aniversariante. Leia um trecho:
“Olá. Sei que não nos conhecemos bem, mas o meu filho Sawyer e seu filho estão na mesma classe. Eu soube que seu filho entregou recentemente os convites de sua festa de aniversário para toda a classe, exceto para Sawyer, que não foi convidado.
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
- Halloween do Universal Orlando estreia com recorde de noites
- O que sabemos sobre o Halloween Horror Nights da Universal
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
Eu também sei que este não foi um descuido de sua parte, que era uma decisão intencional para não incluir meu filho.
Eu quero que você saiba que não temos expectativas de sermos convidados para todas as festas de aniversário Na verdade, quando Sawyer comemorou seu aniversário no ano passado, nós só convidamos alguns amigos próximos, pois queríamos uma festa pequena, uma vez que foi durante as férias de Natal. Mas, no seu caso, não é essa a razão.
Na verdade, você convidou as outras 22 crianças da classe, exceto o meu filho. Eu sei que não é porque ele é mau, pois você não poderia encontrar uma criança mais feliz. Eu sei que não é porque ele não é divertido, pois ele tem um grande senso de humor e uma risada contagiante. Eu sei que não é porque o seu filho e ele não se dão bem, pois ele falou do seu filho em várias ocasiões. A única razão pela qual você decidiu que era OK não convidar o meu filho para a festa de aniversário do seu filho é porque ele tem Síndrome de Down.
Lamento você não estar informado, ou talvez com medo, ou incerteza sobre o que significa ter Síndrome de Down. Eu sei que se você soubesse mais sobre Síndrome de Down não teria tomado essa decisão. Eu não estou brava com você. Pelo contrário, acho que essa é uma oportunidade para você conhecer meu filho melhor. Veja, ter Síndrome do Down não significa que você não quer ter amigos.
Não significa que você não tem sentimentos. Não significa que você não gosta de ir a festas de aniversário. Pessoas com Síndrome de Down querem as mesmas coisas que eu e você queremos. Elas querem ter relacionamentos íntimos, querem sentir amor, querem contribuir, querem ter uma vida significativa, querem ir a festas de aniversário. Pode ser mais difícil, às vezes, entender meu filho. Mas o riso e o amor que você compartilha não precisam de interpretação.”
A carta foi compartilhada na página Love What Matters e já tem mais de 20 mil curtidas. Leia na íntegra: