Marburg: vírus com 88% de letalidade já causou a morte de 8 pessoas
A doença hemorrágica rara, mas mortal é semelhante ao Ebola e não tem tratamento
O vírus Marburg matou até agora pelo menos oito pessoas no atual surto em Ruanda, na África Central. Ao todo, 26 pessoas ficaram doentes, 18 seguem em tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde do país.
O anúncio foi feito poucos dias após o país declarar um surto de febre hemorrágica mortal, que não tem vacina ou tratamento.
O vírus se espalhou para sete dos 30 distritos do país. Mais de 100 pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas estão sendo monitoradas ou isoladas.
- Wolverhampton x Manchester United: aproveite a odd 3.25 para Matheus Cunha marcar
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
Assim como o Ebola, o vírus Marburg se origina em morcegos frugívoros e se espalha entre pessoas por meio do contato próximo com fluidos corporais de indivíduos infectados.
O que é o vírus Marburg?
O vírus Marburg é o agente causador da febre hemorrágica de Marburg, uma doença grave e altamente letal.
Primo do Ebola, o vírus Marburg é da família Filoviridae (filovírus). É altamente infeccioso e muitas vezes leva à morte. Em surtos anteriores, as taxas de mortalidade variaram de 24% a 88%.
O vírus foi detectado inicialmente em 1967 após surtos em Marburg e Frankfurt na Alemanha e Belgrado na Sérvia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que esses surtos estavam ligados a trabalhos de laboratório usando macacos verdes africanos, importados de Uganda.
Como ocorre a transmissão do vírus Marburg?
Acredita-se que o hospedeiro natural do vírus Marburg seja o morcego da fruta (gênero Rousettus). A transmissão inicial para humanos ocorre pelo contato prolongado com ambientes ou materiais contaminados pelos morcegos infectados, como cavernas ou minas habitadas por esses morcegos.
Após a infecção inicial, o vírus Marburg pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio do contato direto com fluidos corporais (sangue, saliva, urina, vômito, suor, sêmen) de pessoas infectadas.
A transmissão também pode ocorrer por meio de objetos contaminados, como agulhas, roupas de cama ou instrumentos médicos usados no tratamento de pacientes infectados.
A falta de medidas de controle de infecção, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), pode facilitar a disseminação do vírus entre profissionais de saúde e pacientes.
Quais são os sintomas causados pelo vírus marburg?
- febre
- dor de cabeça
- mal-estar
- diarreia
- dor abdominal
- náusea
- vômito
- letargia
- dores musculares
- erupção cutânea
- fezes e vômito com sangue
- sangramento do nariz, gengivas e vagina
- sangramento espontâneo em locais de punção venosa
- inflamação dos testículos
- confusão, irritabilidade e agressividade.