Mariana Godoy revela sair de uma depressão e conta sobre os sintomas
"Depressão não é só tristeza, é uma certa apatia, sabe?", disse a jornalista
Quem sempre assiste às entrevistas de Mariana Godoy na RedeTV! ou acompanha a jornalista nas redes sociais não imagina que ela esteja se recuperando de uma depressão.
Em entrevista para a apresentadora Faa Morena no programa “Ritmo Brasil”, da mesma emissora, Mariana Godoy revelou que o problema de saúde coincidiu com seu mais recente trabalho como escritora, o livro “Santa Dulce dos Pobres”, sobre a Irmã Dulce, canonizada pelo Papa Francisco no último dia 13 de outubro.
Durante a entrevista, ela revelou os sintomas que teve durante a crise. “O encanto com cada detalhe da história da Irmã Dulce, que eu vinha a conhecer, me impulsionava a escrever. Não foi um ano fácil para mim, eu estou saindo de uma depressão. E, assim, depressão não é só tristeza, é uma certa apatia, sabe? Assim: ‘Está com fome?’ Não. ‘Quer beijar na boca?’. Não também. Nada dá muita alegria”, afirmou Mariana Godoy.
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Depressão
Além de Mariana Godoy, Padre Fábio de Melo, Whinderson Nunes, Alok, Paula Fernandes, Adele, Heloísa Périssé e até o comediante Jim Carrey. Todos já sofreram ou ainda estão enfrentando a depressão, uma doença muito mais comum e séria do que a maioria das pessoas imagina.
Como a própria Mariana disse, a depressão é muito mais do que tristeza. Essa última tende a ser passageira, geralmente, despertada por algum evento, como morte ou fim de relacionamento. Já a depressão trata-se de uma doença psiquiátrica de caráter crônico e com crises recorrentes.
De acordo com o médico psiquiatra Fernando Fernandes, do Instituto de Psiquiatria da USP (IPQ), observar alguns sintomas podem dar uma pista de quando a tristeza faz parte de um quadro patológico.
E por mais que pessoas com depressão tenham sintomas parecidos, há níveis diferentes da doença, que vão de leve a grave com sintomas psicóticos.
Saiba mais sobre sintomas e tratamentos da depressão.