Marília Gabriela descobre que espinha era câncer de pele e faz alerta
Apresentadora passou por cirurgia em São Paulo para a retirada de um carcinoma basocelular
A apresentadora Marília Gabriela, de 72 anos, passou por uma cirurgia para a retirada de um câncer de pele descoberto recentemente. Ela compartilhou em suas redes sociais uma foto com o curativo no nariz e disse que se tratava de um carcinoma basocelular.
“Deu-se que passando pela @clinicaotaviomacedo, com uma espinha que apareceu na minha narina esquerda e não saía mais, meu querido dr. Otávio não gostou do que viu e me mandou para exames aprofundados que resultaram, uma semana e meia depois (hoje), numa cirurgia para retirada de um sorrateiro carcinoma basocelular”, publicou Gabi.
A apresentadora contou que vai precisar ficar com o curativo no nariz até a próxima sexta-feira e aproveitou para dar um conselho. “Usem protetor solar, de preferência até dentro de casa, sempre”. E continuou: “Como disse meu cirurgião, dr. Luiz Roberto Terzian quando argumentei que tomei sol pra valer e sem protetor “só” na adolescência: “Não importa, tomou sol uma vez, na idade que for, é pra sempre.” Anotado e passado pra frente”, escreveu.
O que é carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo de câncer de pele mais prevalente, tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Esse tipo de câncer surge mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tipo mais encontrado é o CBC nódulo-ulcerativo, que se traduz como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.
Algumas vezes, o carcinoma também pode se assemelhar a lesões não cancerígenas, como eczema ou psoríase. O diagnóstico é feito a partir da avaliação de um médico especializado.
Leia mais sobre câncer de pele e os sintomas mais comuns: