Marília Gabriela descobre que espinha era câncer de pele e faz alerta

Apresentadora passou por cirurgia em São Paulo para a retirada de um carcinoma basocelular

09/03/2021 13:29

A apresentadora Marília Gabriela, de 72 anos, passou por uma cirurgia para a retirada de um câncer de pele descoberto recentemente. Ela compartilhou em suas redes sociais uma foto com o curativo no nariz e disse que se tratava de um carcinoma basocelular.

“Deu-se que passando pela @clinicaotaviomacedo, com uma espinha que apareceu na minha narina esquerda e não saía mais, meu querido dr. Otávio não gostou do que viu e me mandou para exames aprofundados que resultaram, uma semana e meia depois (hoje), numa cirurgia para retirada de um sorrateiro carcinoma basocelular”, publicou Gabi.

Marília Gabriela passa por cirurgia após descoberta de câncer de pele
Marília Gabriela passa por cirurgia após descoberta de câncer de pele - reprodução/Instagram

A apresentadora contou que vai precisar ficar com o curativo no nariz até a próxima sexta-feira e aproveitou para dar um conselho. “Usem protetor solar, de preferência até dentro de casa, sempre”. E continuou: “Como disse meu cirurgião, dr. Luiz Roberto Terzian quando argumentei que tomei sol pra valer e sem protetor “só” na adolescência: “Não importa, tomou sol uma vez, na idade que for, é pra sempre.” Anotado e passado pra frente”, escreveu.

O que é carcinoma basocelular

O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo de câncer de pele mais prevalente, tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Esse tipo de câncer surge mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tipo mais encontrado é o CBC nódulo-ulcerativo, que se traduz como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.

Algumas vezes, o carcinoma também pode se assemelhar a lesões não cancerígenas, como eczema ou psoríase. O diagnóstico é feito a partir da avaliação de um médico especializado.

Leia mais sobre câncer de pele e os sintomas mais comuns: