Humanização: médica interrompe seu próprio parto e ajuda paciente

01/08/2017 14:38

Atendimentos humanizados, empáticos e acolhedores, infelizmente, não são uma realidade para a totalidade das mulheres. Ainda é crescente o número de relatos de mulheres que se sentem negligenciadas durante o parto hospitalar, principalmente devido ao tecnicismo e falta de sensibilidade da equipe médica.

A experiência da americana Leah Halliday-Johnson, de Kentucky, aconteceu no caminho contrário, para sua sorte. Ela chegou ao hospital com apenas um centímetro de dilatação, e, passada apenas uma hora, seu bebê já estava prestes a nascer, com o cordão enrolado no pescoço. O obstetra de plantão estava em intervalo, e a agonia de Leah crescia.

No mesmo hospital, a alguns quartos de distância, estava a médica obstetra Amanda Hess, que também estava em trabalho de parto. Ela caminhava pelo corredor já com a camisola do hospital quando ouviu um grito de dor. Depois de reconhecer a voz da paciente, que havia atendido há algumas semanas na consulta pré-natal, ela não hesitou em ajudá-la. Então, Amanda interrompeu os procedimentos do próprio parto para atender a paciente.

A história alcançou o mundo depois que uma colega de profissão da médica compartilhou o acontecido no Facebook. Ela conta que Amanda “ouviu as enfermeiras preparando uma mulher que precisava dar à luz imediatamente porque o bebê estava estressado – a criança estava chegando e precisava de ajuda.  A ginecologista da paciente estava a caminho, mas a Dr. Hess sabia que o bebê precisava de atenção imediatava. Então, em suas próprias palavras, ela “colocou outro vestido para cobrir as costas, vestiu uma bota sobre os chinelos” e trouxe aquele bebê ao mundo! Ela literalmente trabalhou até ao último segundo!!”, escreveu.

Poucas horas depois, nascia a pequena Ellen Joyce, primeira filha de Leah.

https://www.facebook.com/DrHalaSabry/posts/337246730022698:0

“É reconfortante saber que existem mulheres cuidando de outras mulheres. Ela fez com que eu me sentisse bem sobre a vida”, contou Leah a uma emissora de TV local, CBNS.

“Um bom médico sempre pensa nos seus pacientes, mesmo quando eles mesmos são os pacientes também”, disse Dr. Amanda.

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