Novo estudo indica medicamento que ajuda na recuperação do fígado

A fabricante do medicamento analisou os efeitos em indivíduos com doenças no fígado; entenda as novas descobertas

04/11/2024 01:01

O medicamento Wegovy, usado principalmente para tratar obesidade, agora demonstrou efeitos positivos em adultos com esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH) e fibrose hepática avançada.

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, que é a fabricante do remédio, conduziu o estudo com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento em ajudar a melhorar a saúde do fígado.

O que é a esteato-hepatite associada à disfunção metabólica?

A esteato-hepatite associada à disfunção metabólica, ou MASH, é uma condição grave que afeta o fígado, caracterizada pela inflamação e danos ao tecido hepático devido ao acúmulo excessivo de gordura. Ela está intimamente relacionada a distúrbios metabólicos, como diabetes e obesidade, e faz parte de um grupo maior de doenças do fígado gorduroso não alcoólico (NAFLD).

Ao longo do tempo, o processo inflamatório associado à MASH pode levar à fibrose hepática, que ocorre quando o fígado tenta se reparar, formando cicatrizes no tecido.

Essa fibrose, se não tratada, pode evoluir para cirrose e até mesmo para câncer de fígado em alguns casos, o que coloca em risco a funcionalidade do órgão e, consequentemente, a saúde geral do indivíduo​

Medicamento teve resultados promissores para tratar adultos com esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH)
Medicamento teve resultados promissores para tratar adultos com esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH) - magicmine/istock

Como o Wegovy ajuda na recuperação do fígado?

O estudo, envolvendo cerca de 1.200 adultos com MASH e fibrose hepática, usou doses semanais do Wegovy à base de semaglutida por 72 semanas.

Os resultados mostraram que 37% dos pacientes que receberam o medicamento apresentaram melhora significativa na fibrose hepática sem piora na inflamação, enquanto no grupo placebo essa porcentagem foi de 22,5%.

Além disso, cerca de 62,9% dos participantes que usaram o Wegovy tiveram redução na inflamação do fígado, sem agravamento da fibrose, em comparação com 34,1% do grupo placebo.

Próximos passos

Os resultados promissores fizeram a Novo Nordisk anunciar que pretende solicitar aprovações regulatórias nos Estados Unidos e na União Europeia em 2025.

Embora o estudo inicial tenha mostrado segurança e tolerância ao tratamento, a segunda fase do ensaio clínico seguirá até 2029, buscando confirmar e expandir os resultados iniciais.