Médico cura surdez com primeiro transplante de ouvido

Técnica utilizou a tecnologia de impressoras 3D para reconstruir os ossos quebrados do ouvido

Por: Redação Comunicar erro

Um processo cirúrgico pioneiro no mundo permitiu que um homem de 35 anos voltasse a ouvir após perder a audição em um acidente quase fatal. A solução encontrada pela equipe do médico sul-africano Mashudu Tshifularo foi o transplante de ouvido.

Para a realização do procedimento, o médico usou a tecnologia de impressoras 3D para reconstruir os ossos do ouvido quebrados no trauma. Foram recriados a bigorna, o martelo, o estribo e os ossículos, que compõem a parte interna.

“Ao substituir apenas os ossículos que não estão funcionando adequadamente, o procedimento acarreta riscos significativamente menores do que as próteses conhecidas e seus procedimentos cirúrgicos associados. Nós usamos titânio para este procedimento, que é biocompatível”, explicou Tshifularo, que é professor e chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Pretória.

médicos durante cirurgia
Crédito: Jacques Nelles/Universidade de PretoriaImplante de ouvido pode ser realizado em pacientes de todas as idades, segundo médicos

Após o resultado bem-sucedido, a cirurgia vem sendo apontada como uma solução de longo prazo para a perda auditiva condutiva, um problema no ouvido médio causado por defeitos congênitos, infecção, trauma ou doenças metabólicas. Além disso, a cirurgia pode ser realizada em pessoas de qualquer idade, incluindo recém-nascidos.

O professor Thifularo passou os últimos dez anos estudando a perda auditiva condutiva e, nos últimos dois anos, começou a investigar o uso da tecnologia de impressão 3D. “A tecnologia 3D nos permite fazer coisas que nunca pensamos que poderíamos fazer, mas eu preciso de patrocinadores e financiamento para fazer esta invenção decolar”, diz.

equipe de médicos no centro cirúrgico
Crédito: reprodução/TwitterEquipe do médico Mashudu Tshifularo

De acordo com o Instituto Sul-Africano de Audição, a audição declina naturalmente a partir dos 30 ou 40 anos. A perda auditiva pode ser atribuída a muitos fatores: envelhecimento, doenças, infecções e traumas.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …