Médicos fazem alerta sobre Ozempic usado para emagrecer
O alerta vem em meio a relatos de um número crescente de postagens ofertando a droga no Facebook
Médicos de vários países tem alertado contra o uso indevido do Ozempic para emagrecer depois que o remédio começou a ser comercializado ilegalmente no Facebook.
Além do Ozempic, o Wegovy e Saxenda estão sendo vendidos sem receita médica na plataforma de mídia social.
Essa canetas são medicamentos antidiabéticos usados para o tratamento do diabetes tipo 2.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
As drogas ajudam as pessoas a perderem peso enganando o corpo fazendo-o pensar que um hormônio chamado peptídeo semelhante ao glucagon – produzido após a ingestão de alimentos – está sendo liberado, resultando em perda de apetite.
A Meta, empresa controladora do Facebook, declara em sua política regulamentada que os usuários estão proibidos de postar conteúdo sobre perda de peso que contenha uma alegação milagrosa e tente comercializar produtos para perda de peso na plataforma.
A empresa pede às pessoas que denunciem qualquer publicação nesse sentido.
Perigo do uso do remédio para emagrecer sem orientação
Os médicos alertam que comprar medicamentos sem receita médica é ilegal e pode ser perigoso. Sem a supervisão de um profissional, é difícil garantir a segurança, a eficácia e o uso adequado do medicamento.
Além disso, o remédio pode interagir negativamente com outros medicamentos ou condições de saúde, levando a efeitos colaterais prejudiciais ou complicações.
A Doctors’ Association UK, do Reino Unido, também destaca que é possível que alguém tenha outra condição subjacente que leve ao ganho de peso que precise de investigação.