Esta é a melhor dieta para perder peso, segundo Harvard
Proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos de alta qualidade integram este seleto cardápio
As dietas low carb têm ganhado popularidade como estratégia de perda de peso, mas um novo estudo da Universidade de Harvard enfatiza que, apesar dos benefícios cientificamente comprovados, a chave para manter os resultados a longo prazo está na qualidade dos alimentos.
Seguir uma dieta low carb balanceada, que privilegia proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos de alta qualidade, como grãos integrais, pode promover uma perda de peso duradoura e saudável.
Por que esta é a melhor dieta para perder peso?
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, em Harvard, analisaram os dados de mais de 123 mil adultos nos EUA, acompanhados entre 1986 e 2018, para explorar o impacto das dietas low carb na manutenção de peso ao longo dos anos.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
Os resultados, publicados na JAMA Network Open, indicam que dietas low carb que priorizam proteínas e gorduras de origem vegetal, além de carboidratos saudáveis, estão associadas a um ganho de peso mais lento, em comparação a outras variações dessas dietas.
Classificação das dietas low carb
O estudo dividiu os participantes em cinco grupos de dietas low carb:
- Low carb com baixo consumo geral de carboidratos;
- Low carb focada em proteínas e gorduras animais;
- Low carb com proteínas e gorduras vegetais, mas incluindo açúcar e farinha branca;
- Low carb saudável, com foco em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e pouca ingestão de grãos refinados e açúcares adicionados;
- Low carb não saudável, rica em proteínas animais, gorduras não saudáveis e carboidratos de má qualidade.
Principais resultados
O estudo revelou que as dietas low carb focadas em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e carboidratos de alta qualidade resultaram em uma menor tendência de ganho de peso ao longo do tempo. Em média, os participantes que seguiram uma dieta low carb saudável perderam 2,2 kg em quatro anos, enquanto aqueles que adotaram uma versão não saudável da dieta ganharam 2,3 kg no mesmo período.
O que incluir em uma dieta low carb de qualidade?
- Grãos integrais: aveia, arroz integral, quinoa;
- Gorduras vegetais: azeite extra-virgem, óleo de abacate, nozes, amendoins;
- Proteínas vegetais: feijões, grão-de-bico, lentilhas, soja;
- Laticínios desnatados: boas fontes de proteína;
- Frutas, verduras e tubérculos: como batata, mandioca, inhame;
- Proteínas animais: peixes e ovos, em moderação.
O que evitar?
Alimentos processados, carnes vermelhas, grãos refinados como farinha branca, e itens ricos em açúcar adicionado devem ser evitados para manter uma dieta saudável e balanceada.
Além disso, o consumo de chás ricos em antioxidantes, como chá verde, oolong e matcha, pode auxiliar no aumento do metabolismo e na queima de gordura, potencializando os efeitos de uma dieta equilibrada.
Em resumo, a verdadeira diferença está não apenas na quantidade de carboidratos consumidos, mas principalmente na qualidade dos alimentos escolhidos.