Entenda quais são os alimentos ricos em carboidratos

Guia rápido ensina o que você deve ou não tirar do seu cardápio se quiser emagrecer

Por: Personare Comunicar erro

Primeiro devemos entender que não existem “alimentos low carb”. O que ocorre é um conjunto de estratégias para reduzir o consumo de carboidrato. Para isso, é importante saber que quase todos os alimentos que comemos possuem este macronutriente, até mesmo vegetais e frutas.

O próximo passo é ter em mente quais que não fazem parte de uma abordagem low carb. Vale lembrar que se você pretende seguir um estilo alimentar de baixo carboidrato, é importante buscar a avaliação de um profissional de nutrição em casos de sobrepeso, resistência à insulina e diabetes e/ou doenças metabólicas ou autoimunes.

Guia rápido ensina o que você deve incluir ou tirar do seu cardápio. Foto: BigStock

Alimentos que não fazem parte de uma abordagem low carb

Grãos, cereais e derivados: trigo, aveia, milho, arroz, soja, cevada, centeio e painço.

São ricos em carboidratos e ainda apresentam alguns antinutrientes que podem prejudicar na absorção de minerais e vitaminas ou ainda aumentar a permeabilidade intestinal.

Açúcar: mel, agave, demerara, mascavo, melado, açúcar refinado, açúcar cristal e açúcar de coco.

O açúcar é um carboidrato que eleva os níveis de glicose no sangue. A insulina alta dificulta a queima de gordura. Portanto, se o objetivo é emagrecer ou cuidar de doenças relacionadas ao aumento da insulina, então o consumo desses açúcares precisa ser evitado em todas as suas formas.

O que comer?

Frutas são ricas em carboidratos e fibras. Então, se precisa emagrecer ou controlar o açúcar na sua dieta, escolha frutas menos doces.

A cenoura e a batata, apesar de crescerem em baixo da terra, possuem uma quantidade menor de carboidrato. Com exceção de batata (doce ou inglesa) mandioca, cará, inhame, batata salsa (aquela cenourinha amarela), não se preocupe tanto com a quantidade de carboidratos dos vegetais. Eles contém uma grande quantidade de fibras, contabilizadas como carboidratos, mas que não são absorvidos pelo nosso corpo.

Continue lendo aqui para conhecer outros alimentos que não fazem parte da dieta low carb.

Texto produzido por Mônica Souza e publicado no Personare.

Compartilhe:

Tags: #comida #Dieta
Por: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …