Estudo descobre a melhor maneira de acalmar o choro de um bebê

Colo da mãe apenas não é suficiente, segundo os pesquisadores

Cientistas japoneses dizem ter descoberto o melhor jeito de acalmar o choro de um bebê. Segundo eles, a estratégia é  segurá-los no colo e caminhar com eles por cinco minutos. Essa estratégia calmante baseada em evidências foi apresentada em um artigo da RIKEN Center for Brain Science em Saitama, Japão, publicado em 13 de setembro na revista Current Biology.

Os pesquisadores compararam as respostas de 21 bebês sob quatro condições: sendo segurado por suas mães que caminhavam, segurado por suas mães sentadas, deitado em um berço imóvel ou deitado em um berço de balanço.

Colo da mãe apenas não é suficiente, segundo o estudo
Créditos: PeopleImages/istock
Colo da mãe apenas não é suficiente, segundo o estudo

A equipe descobriu que quando a mãe andava enquanto carregava o bebê, os bebês que choravam se acalmavam e seus batimentos cardíacos diminuíam em 30 segundos. Um efeito calmante semelhante ocorreu quando os bebês foram colocados em um berço de balanço, mas não quando a mãe segurou o bebê sentado ou colocou o bebê em um berço imóvel.

Isso sugere que segurar um bebê apenas pode ser insuficiente para acalmar o choro, contrariando a suposição tradicional de que o abraço materno reduz o sofrimento infantil.

Por outro lado, o movimento mostrou ter efeitos calmantes. O efeito foi mais evidente quando os movimentos de segurar e caminhar continuaram por cinco minutos. Todos os bebês que choravam no estudo interromperam o choro e quase metade deles adormeceu.

Mas quando as mães tentaram colocar seus bebês sonolentos na cama, mais de um terço dos participantes ficaram alertas novamente em 20 segundos.

A equipe descobriu que todos os bebês produziam respostas fisiológicas, incluindo mudanças na frequência cardíaca, que podem acordá-los no segundo em que seus corpos se separam de suas mães.

No entanto, se os bebês dormiam por um período mais longo antes de serem colocados para deitar, eles eram menos propensos a acordar durante o processo.

Com base nessas descobertas, a equipe recomenda que os pais segurem os bebês chorando e caminhem com eles por cinco minutos, depois sentem-se com eles e os segurem por mais cinco a oito minutos antes de colocá-los na cama.