Menina de 11 anos morre de meningite; veja os sintomas
Menina sentiu o primeiro mal-estar em casa, sem a família saber do que se tratava
Uma menina de 11 anos morreu na terça-feira, 28, por meningite bacteriana por pneumococo. Júlia Eduarda Medeiros estava internada há 4 dias em um hospital de Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.
Segundo a família, Júlia sentiu fortes dores na cabeça, febre e chegou a desmaiar, antes de ser hospitalizada. Na unidade, os médicos descobriram o diagnóstico e ela precisou se intubada.
A situação se agravou e a menina acabou tendo morte cerebral. Júlia estava com o quadro vacinal em dia e, em breve, receberia a vacina de reforço contra a meningite.
- Sintomas de câncer de fígado: como identificar os sinais precoces
- Identifique os 7 principais sintomas do câncer de fígado
- Descubra como as folhas de louro melhoram os níveis de colesterol
- Denúncia de surto de meningite em Maceió assusta; Secretaria esclarece
O que é meningite?
A Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No caso de Júlia, a doença foi causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo).
A condição é grave e tem uma taxa de mortalidade maior do que a meningite meningocócica.
Para alguns tipos de meningite, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.
As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde são:
- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.
Sintomas de meningite
A meningite gera sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e rigidez na nuca. Muitas vezes pode ser confundida com outras doenças infecciosas.
Outros sintomas também podem aparecer, como mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.