Menina quase perde a perna após contrair bactéria “come carne”

Doença causada por bactéria mata uma em cada três pessoas que a contraem

Por: Redação Comunicar erro

As férias de uma menina de 12 anos na Flórida terminaram antes do previsto depois de ela ter sido infectada por uma bactéria rara, conhecida como “come carne” e que é normalmente encontrada na água. Segundo os médicos, o microrganismo causa uma doença chamada fasceíte necrotizante, que se espalha rapidamente e que tira a vida de uma em cada três pessoas que a contraem.

No Facebook, Michelle Brown, mãe de Kylei Brown, contou que a menina começou a sentir dor e inchaço na perna direita depois de passar um dia na praia. Com o passar do tempo, a dor aumentava e a garota passou a apresentar febre.

perna da menina com um curativo
Crédito: reprodução/FacebookMenina passou por 3 cirurgias e quase morreu

Após ser atendida em um hospital local e realizar exames, os médicos constataram que a perna de Kylei estava infectada pela bactéria.

Sobre a forma como a filha pode ter contraído a bactéria, Michelle afirmou: “Eu penso com todo o meu coração que ela foi infectada através de um arranhão no dedão do pé direito que sofreu enquanto visitava Pompano Beach em Destin, Flórida”.

I have spent the past few days contemplating on if I should publicly share Kylei’s situation. I have spent the past few…

Publicado por Michelle Brown em Segunda-feira, 24 de junho de 2019

Três cirurgias para eliminar bactéria

Por conta da gravidade da condição, a adolescente precisou passar por três cirurgias de emergência com o objetivo de eliminar a infecção. De acordo com a a mãe da menina, a bactéria estava movendo-se muito rapidamente, e se não fosse pela resposta rápida e pelo tratamento agressivo que recebia, ela teria que amputar a perna.

De acordo com a mãe, os médicos ainda não descartam novas operações e dizem que a sua total recuperação pode levar meses.

Fasceíte necrotizante

Fasceíte necrosante (FN) é uma  infecção bacteriana caracterizada por necrose extensa e rapidamente progressiva do tecido celular subcutâneo e da fáscia muscular, associada à gangrena de pele. Sem abordagem clínica imediata e tratamento precoce, a doença pode levar à morte.

ilustração que mostra bactérias no microscópio
Crédito: Raycat/istockBactéria causadora da fasceíte necrosante avança em poucos dias

Na maior parte dos casos, a extensão da lesão ocorre a partir de pequenos traumas, picadas de insetos ou incisões cirúrgicas.  O diagnóstico da FN é, muitas vezes, difícil de estabelecer, porém certas pistas podem ser obtidas a partir da história clínica, assim como lesões dos tecidos moles, cirurgia recente, úlceras ou uso de drogas ilícitas. Alcoolismo, diabetes, imunossupressão, foliculites também são condições associadas à fasceíte necrosante.

Além de dor intensa, os casos de fasceíte necrosante também apresentam edema grave. O tratamento é feito com antibióticos de amplo espectro e cirurgia para retirada do tecido necrosado.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …