Bactérias da gonorreia são encontradas em lençóis com 1 semana de uso

Análise feita no microscópio revelou uma lista alarmante de microrganismos perigosos em roupas de cama sujas

Por: Redação Comunicar erro
roupa de cama bagunçada
Crédito: Jakovo/istockExperimento observou roupas de cama no microscópio

Trocar a roupa de cama frequentemente não só uma questão de higiene, como de saúde também. Um novo estudo feito pela varejista britânica Time4Sleep descobriu que, em apenas uma semana de uso, os lençóis já podem estar impregnados de bactérias associadas a muitas doenças, como pneumonia e gonorreia, por exemplo.

A descoberta aconteceu por meio de um experimento feito em parceira com o Departamento de Biologia da Universidade de Sevilha, que observou um lençol usado sob o microscópio.

Essa roupa de cama foi usada por um voluntário por 28 noites seguidas. No experimento, ele não podia lavar ou trocar fronhas, capa de edredom, nem os lençós. A cada semana, partes desse material eram avaliadas.

A equipe coletava amostras de três áreas: o travesseiro, o meio da cama (onde o tronco estaria) e a parte de baixo (na altura dos pés). Esse material era encaminhado para o laboratório, onde era testado para bactérias e observado ao microscópio.

Na quarta semana, a análise revelou uma lista alarmante de bactérias perigosas crescendo dentro das placas. Entre elas estavam os bacteroides, que têm sido associados a pneumonia, gonorreia e apendicite.

Também foram encontraram fusobacterias, conhecidas por causar infecções na garganta levando à síndrome de Lemierre, caracterizada por infecção aguda da orofaringe.

Esses microrganismos, segundo os microbiologistas, são provenientes da pele humana, da cavidade bucal e das fezes.

O estudo foi realizado após a divulgação de uma pesquisa que descobriu que quase um quarto (25%) dos britânicos trocam seus lençóis a cada três ou quatro semanas, quando – o mínimo ideal – seria a cada 15 dias, de acordo com os pesquisadores.

roupa de cama em cima da máquina de lavar
Crédito: istockEstudo recomenda trocar a roupa de cama a cada 15 dias, no mínimo

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …