Meninas de 11 a 13 anos receberão vacina contra HPV de graça
A partir de março, meninas de 11 a 13 anos poderão receber a vacina contra o vírus HPV nas escolas e postos de saúde da rede pública. A medida visa reduzir o o risco de as mulheres desenvolverem uma infecção que possa desencadear o câncer de colo de útero.
Entenda os benefícios
Há duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a quadrivalente, que protege contra o HPV 6, 11, 16 e 18, e a bivalente, contra o 16 e o 18. Ambas previnem lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, região íntima e o próprio câncer do colo do útero, além de verrugas genitais em homens e mulheres”, conta o especialista.
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- 4 infecções evitáveis estão associadas a 13% dos casos de câncer
- 4 sintomas de câncer cervical para se atentar
A vacina intramuscular será aplicada em três doses: a segunda, dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses depois da segunda. Em 2014, a imunização deve atingir garotas de 11 a 13 anos e, em 2015, dos 9 aos 11.
Entretanto, nenhuma das vacinas é capaz de reverter a infecção já estabelecida. Por isso a importância de imunizar as meninas ainda bem jovens, antes de terem a primeira relação sexual. Depois disso, a possibilidade de exposição ao HPV aumenta exponencialmente, podendo atingir taxas de infecção de até 70% em três anosr.
Mais informações no site Vacinas Pasteur.