5 fatos que você precisa saber sobre a meningite meningocócica

Por: Redação | Comunicar erro

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Existem muitos fatores que causam essa doença. A meningite meningocócica, quando a bactéria é a origem da inflamação, é a mais grave delas.

Crédito: Getty Images/iStockphotoMeningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal

A Catraca Livre e o site Minha Vida apresentam 5 fatos que você precisa saber sobre a meningite meningocócica. Ela pode causar sérios danos e é mortal em 50% dos casos não tratados.

Apesar das meningites mais importantes do ponto de vista da saúde pública serem provocadas por bactérias e vírus, há também outros agentes causadores, como fungos, protozoário e helmintos. As virais, por sua vez, são tão importantes quanto as bacterianas, pois ambas têm potencial de produzir surtos.

A Doença Meningocócica Invasiva (DMI) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que possui 13 sorogrupos diferentes.6 Porém, os sorogrupos A,B,C,W e Y são os causadores mais frequentes da doença meningocócica.

1 – A doença meningocócica se propaga facilmente

A meningite meningocócica  pode ser transmitida pelo beijo

A bactéria pode ser transmitida por meio da saliva, espirros, tosse, beijo ou até mesmo dividir o copo com alguém. Crianças menores de um ano possuem maior risco de contrair a doença, e adolescentes são a fonte mais provável da transmissão da bactéria na comunidade.

A bactéria que causa a meningite meningocócica, chamada meningococo, está presente na garganta de 10% da população, normalmente sem manifestar nenhum sintoma. Por razões ainda desconhecidas, o meningococo, às vezes, pode vencer as defesas do organismo, entrar na circulação e atingir o cérebro.

2 – Meningites bacterianas causadas por meningococos podem ser fatais

3 – A meningite meningocócica é uma doença prevenível

4 – Bebês menores de um ano são mais susceptíveis à doença meningocócica

5 – A doença meningocócica pode causar sequelas

Para conhecer os detalhes, clique aqui.

  • Leia também: 

Compartilhe:

Tags: #doenca
1 / 8
1
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
2
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
3
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
4
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
5
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
6
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
7
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
8
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …