Microplásticos são encontrados em 93% das garrafas de água
Muitos acreditam que água engarrafada é mais saudável que a da torneira, mas um estudo feito pela organização jornalística sem fins lucrativos Orb Media coloca essa crença em suspeita. Depois de analisar 11 marcas de água engarrafada de nove países, incluindo o Brasil, os pesquisadores encontraram minúsculas partículas de plásticos em 93% das amostras.
Entre os principais poluentes encontrados estão o tereftalato de polietileno (PET) e o polipropileno, usados na fabricação de garrafas. A média global foi de 325 partículas por litro, mas a concentração variou bastante. Segundo os pesquisadores, uma única garrafa chegou a apresentar mais de 10 mil partículas.
Além do Brasil, as amostras estudadas foram obtidas na China, Índia, Indonésia, Quênia, Líbano, México, Tailândia e Estados Unidos. Confira aqui as marcas avaliadas.
- Indícios de que você tem intolerância à lactose
- 5 experiências de turismo comunitário na Amazônia
- Frango, peru ou Chester: qual é mais saudável? E qual é a diferença entre eles?
- Coquimbo, destino no norte do Chile que você precisa conhecer
O estudo da Orb sugere que uma pessoa que bebe um litro de água engarrafada por dia pode estar consumindo dezenas de milhares de partículas microplásticas por ano.
Ainda não se sabe exatamente o que isso significa para a saúde humana, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai analisar quais são os possíveis riscos.
Leia também: