Minas Gerais tem terceiro caso de raiva humana em criança

Governo estadual investiga um quarto caso suspeito na mesma localidade

O Governo de Minas Gerais confirmou o terceiro caso de raiva humana em criança no estado. Trata-se de um menino, de 5 anos, que morreu no último dia 17. Todos os casos são da zona rural de Bertópolis, a 638 km de Belo Horizonte.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), um quarto registro suspeito na mesma região ainda está sendo investigado.

Ainda não se sabe as circunstâncias do contágio do menino, mas os dois primeiros casos foram relacionados à mordedura de morcegos.

Minas Gerais confirma terceiro caso de raiva em criança
Créditos: RossHelen/istock
Minas Gerais confirma terceiro caso de raiva em criança

“Optou-se por investigar o óbito como tal em função da proximidade geográfica das ocorrências e dos hábitos da comunidade, seguindo os protocolos sanitários de prevenção e controle da doença. Amostras foram coletadas e enviadas para exame laboratorial e os exames foram confirmados para raiva. O caso segue em investigação epidemiológica para identificação das circunstâncias do contágio”, informou a SES-MG.

O primeiro caso confirmado é do indígena Zelilton Maxacali, de 12 anos, que não resistiu e morreu no dia 4 de abril. Já o segundo caso, confirmado no dia 19 de abril, é de uma menina indígena de 12 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Belo Horizonte.

Pelo menos dois casos de Minas Gerais foram causados pela mordida de morcego
Créditos: CraigRJD/iStock
Pelo menos dois casos de Minas Gerais foram causados pela mordida de morcego

De acordo com a SES-MG, foram enviadas mais doses de vacina antirrábica humana para reforçar o esquema vacinal da comunidade rural de Bertópolis. Também foram enviadas doses antirrábica animal para cães e gatos da região, além de soro antirrábico humano.

Raiva em humanos

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda e letal.

Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la.

A raiva apresenta dois grupos básicos de transmissão: o urbano e o rural. O urbano ocorre principalmente entre cães e gatos, e o rural, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.