Estudo revela quantos minutos de exercício você precisa para perder peso
Pesquisa mostra como exercícios aeróbicos podem ajudar na perda de peso; saiba qual intensidade e frequência trazem resultado
Para perder peso, o corpo precisa estar em um estado de déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consome.
Isso pode ser alcançado tanto pela redução das calorias ingeridas, com a escolha de alimentos mais saudáveis, quanto pelo aumento do gasto calórico por meio de uma rotina de atividades físicas. Mas, afinal, quanto de exercício é necessário para que ele realmente influencie no emagrecimento?
Quantos minutos de exercício são necessários para perder peso?
Um estudo publicado na revista JAMA Network Open analisou 116 ensaios clínicos randomizados com 6,9 mil adultos com sobrepeso ou obesidade para responder a essa pergunta.
- Entenda por que o açaí pode ajudar no tratamento de esquizofrenia
- Como controlar o açúcar no sangue com chás naturais
- Quase 19% das pessoas que tiveram covid-19 têm sintomas persistentes
- Estudos fazem alerta contra utensílios de cozinha feitos de plástico preto
Os resultados mostraram que 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos em intensidade moderada a alta são suficientes para promover reduções significativas no peso corporal.
Atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação, quando realizadas por pelo menos duas horas e meia por semana, foram associadas a reduções clinicamente importantes na circunferência da cintura e nos níveis de gordura corporal.
Além disso, segundo os pesquisadores, maiores durações de atividade estão relacionadas a resultados ainda mais expressivos.
Quanto peso é possível perder?
Para pessoas com sobrepeso ou obesidade, uma perda de pelo menos 5% do peso corporal em três meses é considerada clinicamente significativa.
Esse resultado foi alcançado nos estudos analisados com a prática consistente de exercícios aeróbicos no período recomendado.
A meta de 150 minutos semanais pode parecer desafiadora, especialmente para quem está sedentário. No entanto, encontrar uma atividade que se adapte facilmente ao dia a dia e que você goste é a chave.
Comece de algum lugar
Se a ideia de praticar 150 minutos de exercício por semana parece assustadora, comece aos poucos.
Pequenas mudanças, como caminhadas diárias de 10 a 15 minutos, podem ser um ponto de partida. Conforme você ganha confiança e condicionamento, aumentar gradualmente a duração e a intensidade da atividade se torna mais fácil.
Manter uma rotina ativa e prazerosa é fundamental para alcançar seus objetivos de perda de peso e melhorar a saúde geral.
Além disso, a Catraca Livre revela uma estratégia simples durante a caminhada que ajuda a queimar mais calorias, clique aqui para descobrir qual é.