Miss diz ter desenvolvido câncer após colocar unhas postiças

Miss Illinois Karolina Jasko
Créditos: reprodução/Instagram
Miss Illinois Karolina Jasko

Karolina Jasko, miss de Illinois, nos Estados Unidos, relatou em entrevista à Fox News ter desenvolvido um câncer de pele de tanto usar unhas postiças de acrílico. Segundo a modelo, o melanoma foi gerado provavelmente pela exposição aos raios ultravioletas usados durante o procedimento. As luzes UVA servem para secar a cola.

Ao site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre, a dermatologista Narjara Montefuso explicou que sempre que a pele é exposta aos raios UVA, a chance de desenvolver câncer de pele aumenta. “A radiação ultravioleta é responsável pelo câncer de pele, porém para chegar ao desenvolvimento do problema, é necessária muita exposição à luz. Caso contrário, é algo mais raro, mas de qualquer maneira não podemos considerar algo insignificante”, explica a dermatologista.

A modelo usou o procedimento por muitos anos
Créditos: reprodução/Instagram
A modelo usou o procedimento por muitos anos

À Fox News, a modelo disse que embaixo da unha do polegar apareceu uma linha preta que ela não havia notado antes porque estava sempre com as unhas de acrílico. “Ao ter a unha postiça colada em cima da matiz e leito ungueal, há um abafamento nas unhas naturais. Com isso, pode haver um estímulo muito maior na proliferação de bactérias e fungos na região”, esclarece Narjara ao Minha Vida.

Saiba mais sobre o melanoma

O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão, de acordo com dados do INCA. As chances de cura são maiores quando o diagnóstico acontece nos estádios iniciais.