Monilíase oral faz Zé Neto cancelar shows; entenda a doença
Infecção fúngica foi causada por tratamento com corticoide
O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, decidiu cancelar toda sua agenda de shows após contrair monilíase oral. O problema causado pelo fungo Candida albicans, é popularmente conhecido como sapinho.
A infecção fúngica aparece normalmente em bebês e em pessoas com imunidade baixa, mas também pode ser causada pelo uso de corticoide, como foi o caso do sertanejo.
Zé Neto precisou usar o medicamento recentemente para tratar o pulmão, que estava com aspecto de “vidro fosco”. A expressão é usada para descrever a aparência de manchas no pulmão visíveis na tomografia computadorizada.
- 8 sinais na boca que alertam para diabetes; saiba reconhecer
- Por que seus mamilos estão coçando? Entenda as causas e soluções
- 5 alimentos que podem agravar a candidíase e como enfrentar a doença
- Ex-âncora da Globo enfrenta doença de Crohn e desabafa: Me sinto definhando
Segundo o cantor esse problema no pulmão foi causado pelo uso de cigarro eletrônico.
Segundo o comunicado da equipe do artista, a dupla ficará afastada dos palcos até o dia 9 de janeiro. Até lá, Zé Neto fará repouso e seguirá em tratamento para monilíase oral.
“Tanto Zé Neto quanto Cristiano já estão em casa. Não há necessidade de internação neste caso, segundo atesta o médico particular de Zé Neto, Dr. Wandervan Antônio de Azevedo”, diz a nota.
Monilíase oral
A infecção acontece pelo excesso do fungo Candida albicans na boca, o que causa o surgimento de placas esbranquiçadas na língua e na parte interna das bochechas.
A doença pode ser transmitida pelo contato direto com a saliva da pessoa contaminada, mas é considerada leve, sem gravidade.
O tratamento é feito com remédios antifúngicos em forma de gel ou creme aplicados diretamente na pele. Após o início do tratamento, os sintomas costumam desaparecer em duas semanas.