Confirmada a 1ª morte por Ômicron no Brasil
Com a variante Ômicron se espalhando, as chances de ser exposto a alguém com o vírus aumentaram
Aparecida de Goiânia (GO) registrou, na tarde desta quinta-feira, a 1ª morte pela variante Ômicron da covid-19 no Brasil. A vítima tinha 68 anos e era portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial.
A prefeitura confirmou o óbito, mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não oficializou o registro.
Ele tinha sido vacinado com três doses. Vale lembrar que a vacinação contra o novo coronavírus reduz o risco de mortes, inclusive pelas suas variantes.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Ômicron no Brasil
Com a variante se espalhando, as chances de ser exposto a alguém com o vírus aumentaram. Mas quando os sintomas podem aparecer pela primeira vez após uma exposição?
O período de incubação, ou seja, o intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas, parece ser menor em pessoas infectadas com Ômicron.
No início da pandemia, esse período de incubação da doença era estimado entre 2 e 14 dias pelas autoridades de saúde norte-americanas e chinesas, sendo que a Organização Mundial da Saúde fixou a incubação em 2 a 10 dias.
Agora, com a Ômicron, o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, definiu esse intervalo em cerca de três dias.