Mortes por Strep A chegam a 16 no Reino Unido e antibióticos se esgotam
Há casos de pais com filhos doentes que percorrem vários quilômetros em busca de medicação
Milhares de crianças foram infectadas pela bactéria Streptococcus do Grupo A, apelidada de Strep A, desde setembro, no Reino Unido. Em meio ao surto, farmacêuticos alertam que antibióticos que combatem a infecção estão em falta. Há casos de pais com filhos doentes que percorrem vários quilômetros em busca de medicação.
A bactéria é bastante comum, mas em três meses já esteve associada a pelo menos 16 mortes de crianças em países do Reino Unido. Na Espanha, também há registo de pelo menos duas mortes de crianças devido à bactéria e algumas hospitalizações.
A bactéria é altamente infecciosa e é também uma das responsáveis por amigdalites agudas, especialmente entre as crianças.
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Cientistas identificam composto que ajuda no tratamento do Alzheimer
- OMS lista 17 doenças com prioridade máxima para o desenvolvimento de vacinas
Mas a Strep A também pode causar escarlatina, que é semelhante à gripe e pode ser grave se não for tratada rapidamente com antibióticos. Também pode causar a doença estreptocócica invasiva do grupo A, que costuma ser mais grave e pode ser fatal. Ocorre quando a bactéria invade o sangue, os músculos ou os pulmões.
A transmissão da Strep A ocorre de forma semelhante ao vírus da gripe, através de tosse, espirros e contato próximo.
De acordo com o jornal o The Guardian, a agência britânica de saúde (UKHSA) diz que não há provas de que esteja circulando uma nova estirpe da bactéria.
O aumento da incidência de casos é atribuído a um provável aumento da circulação de bactérias devido ao maior convívio social, após o fim das restrições da covid-19.
Os especialistas também argumentam que o fato de ter havido confinamentos também pode contribuído para o recuo da imunidade das crianças.
Quais são os sintomas do Strep do grupo A invasivo?
Existem quatro sinais principais do Grupo Strep A a serem observados, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido:
- Febre (significando uma temperatura alta acima de 38°C)
- Dores musculares severas
- Sensibilidade muscular localizada
- Vermelhidão no local de uma ferida
- A versão invasiva da doença ocorre quando a bactéria rompe as defesas imunológicas do corpo.