Motivos que explicam o aumento do câncer colorretal entre jovens

Estilo de vida moderno é a teoria que mais ganha força entre os cientistas

Nos últimos anos, tem sido observado um aumento preocupante nos casos de câncer colorretal entre os jovens. Esse fenômeno levanta questões importantes sobre os fatores que contribuem para essa tendência.

O que é câncer colorretal?

O câncer colorretal é um tipo de câncer que se desenvolve no cólon ou no reto, partes do sistema digestivo localizadas no intestino grosso.

Esse tipo de câncer geralmente se desenvolve a partir de pólipos, crescimentos anormais que se formam na parede interna do cólon ou do reto.

Com o tempo, esses pólipos podem se tornar cancerosos e se espalhar para outras partes do corpo.

Os casos têm aumentado entre pessoas mais jovens têm aumentado desde meados da década de 1990
Créditos: Sheila Alonso/istock
Os casos têm aumentado entre pessoas mais jovens têm aumentado desde meados da década de 1990

Então, o que explica o aumento de casos de câncer colorretal entre os jovens?

Fatores como a obesidade, cada vez mais presente em faixas etárias mais jovens, e o consumo excessivo de álcool têm sido identificados como contribuintes significativos para o aumento do risco da doença.

Uma pesquisa publicada no Journal of Gastroenterology em 2022, destacou essas preocupantes conexões entre o estilo de vida contemporâneo e o crescimento da incidência do câncer colorretal entre os jovens.

Estilo de vida moderno

Nos dias de hoje, muitos jovens adotam hábitos de vida menos saudáveis, incluindo dietas ricas em alimentos processados, pobre em fibras e com alto teor de gordura saturada.

Além disso, o sedentarismo tem se tornado mais comum, contribuindo para o aumento da obesidade e outros problemas de saúde, que por consequência estão ligados ao câncer colorretal.

A epidemia de obesidade entre adolescentes e adultos, condições como a síndrome metabólica (obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol elevado, entre outros), o sedentarismo prolongado, características cada vez mais frequentes. Esse combo certamente influencia no risco. 

Estudos epidemiológicos também levantam a hipótese de que outros fatores ambientais possam ter influência.

O aumento do uso de antibióticos que modificam a composição da flora intestinal, bem como a maior presença de toxinas em contato com a mucosa intestinal, podem ter um papel. 

Sintomas do câncer colorretal

  • sangramento retal
  • mudanças no padrão intestinal
  • dor abdominal
  • fraqueza inexplicável
  • perda de peso não intencional
  • sensação de que o intestino está completamente vazio após uma evacuação

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer colorretal, sendo que exames de rastreamento, como colonoscopia, sigmoidoscopia e testes de fezes, são essenciais para identificar a doença em estágios iniciais.

O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas abordagens, dependendo do estágio e da gravidade do câncer.