Muito além da saúde: 5 ótimos motivos para aderir ao veganismo

Ainda que não exista um dado concreto sobre o tema, estima-se que o Brasil tenha sete milhões de veganos praticantes

07/09/2024 09:31 / Atualizado em 01/11/2024 17:26

Sem adição de qualquer tipo de produto animal, o veganismo desponta como alternativa de consumo consciente à mesa – julief514/istock
Sem adição de qualquer tipo de produto animal, o veganismo desponta como alternativa de consumo consciente à mesa – julief514/istock - julief514/istock

Em meio à “explosão” de doenças crônicas associadas à alimentação industrializada, geralmente pobre em nutrientes, o veganismo é considerado uma alternativa à cadeia de produtos ultraprocessados.

Para além das questões de saúde, entenda por que esta filosofia de vida, que prega contra toda e qualquer exploração de vida animal, proporcionar diversos benefícios, incluindo aspectos relacionados à condição financeira.

5 motivos para aderir ao veganismo:

Redução nos gastos com alimentos: Uma dieta baseada em vegetais tende a ser mais barata do que uma que inclui carne, laticínios e outros produtos de origem animal. Grãos, legumes, verduras e frutas geralmente custam menos por porção do que carnes e produtos processados.

Prevenção de doenças: Uma dieta vegana rica em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes pode reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas. Isso pode resultar em menores despesas médicas a longo prazo.

Economia com refeições fora de casa: Restaurantes veganos ou opções veganas em restaurantes tradicionais geralmente oferecem refeições mais baratas, pois os ingredientes vegetais custam menos do que carne ou derivados.

Diminuição do impacto ambiental: Adotar o veganismo pode ajudar a reduzir a pegada de carbono e o consumo de recursos naturais, como água e terra, o que, em larga escala, pode contribuir para a redução de custos associados a impactos ambientais.

Valorização de produtos locais: Uma dieta vegana frequentemente incentiva o consumo de alimentos frescos e sazonais, que podem ser adquiridos localmente, ajudando a economizar nos custos de transporte e beneficiando a economia local.

São esses motivos, segundo a profícua produção de pesquisa científica sobre o tema, que destacam que, além dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, o veganismo pode ser uma escolha financeiramente viável e até mesmo vantajosa.