Mulher com endometriose tira selfie para mostrar efeito da doença
De acordo com o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, a endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.
Ela é mais comum do que parece, e pode ocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa já alguns meses após o início da primeira menstruação.
Pelo Instagram, Thessy Kouzokas, uma diretora de arte de 27 anos, publicou uma foto em que aparece para alertar sobre os efeitos que a endometriose causou em seu corpo.
- 10 coisas sobre pessoas com depressão que você precisa saber
- Ex-âncora da Globo enfrenta doença de Crohn e desabafa: Me sinto definhando
- Entenda como é a doença que fez Evaristo Costa perder 22kg em 3 semanas
- Mãe de 53 anos fica paralisada do pescoço para baixo após lavar os cabelos
Leia o relato completo e veja a imagem:
“Isso é muito chocante para as pessoas. Isso sou eu. Isso é a endometriose. Eu nunca tive a intenção de compartilhar essas fotos porque eu estou nua, mas, meu Deus, eu não consigo acreditar na quantidade de mensagens que recebi de garotas que têm endometriose também e se sentem sozinhas.
A foto da esquerda é do meu abdômen três semanas depois do rompimento de um cisto (há cinco semanas). Já a da direita sou eu agora, com um remédio chamado “synarel” que parou todos os meus hormônios e causou uma menopausa aos 27 anos.
Minha próxima viagem à Grécia usando esse medicamento será com esperança de me preparar e estar na melhor condição, tanto física quanto mental, para a operação que farei no fim de agosto. Endo não é brincadeira. Eu serei operada por mais de sete horas e hospitalizada por uma semana.
Por favor, espalhe informações sobre a endo. E se você conhecer alguém com dores menstruais intensas, POR FAVOR, fale para ele investigar isso. E para minhas garotas com endo… vocês não estão sozinhas”.
Confira:
Veja também: