CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Quatro sinais que denunciam problemas na área íntima feminina

Por: Redação

Entender como funciona o corpo-humano é importante para o autoconhecimento e também para identificar quando algo não está correto com o organismo. Para a mulher, o autoexame pode ser muito difícil. Seja pela dificuldade de enxergar o órgão interno, ou pelo tabu que acerca a vagina.

Reprodução
Aparência da menstruação e coceira vaginal são alguns dos sinais

Ao buscar informações e entender sobre a região íntima, a mulher é capaz de diagnosticar precocemente uma série de doenças. O site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, listou quatro.

  • Aparência da menstruação

Quando um fator destoa do padrão que acompanha o período menstrual da mulher, como intensidade e duração do fluxo e variação de intervalo entre um sangramento e outro, pode ser sinal de alguma alteração hormonal, orgânica ou, até mesmo, funcional.

Um fluxo que passa a ser muito intenso ou com maior duração, por exemplo, pode ser indício da presença de um mioma, um tumor benigno. Alterações na coloração menstrual pode estar relacionadas a algumas mudanças do corpo. Endometriose, feridas na vagina, útero ou colo do útero, HPV e outras DST’s, cisto no ovário, alterações hormonais por medicamento, estresse e mudança da pílula anticoncepcional são alguns exemplos.

  • Coceira vaginal

De acordo com os especialistas, esse sintoma pode indicar desde uma alergia até DSTs. Processos irritativos por algum produto externo, parasitoses, infecção por HPV, candidíase, alergias e doenças como psoríase, dermatites e até câncer tem como sintoma a coceira vaginal.

Sintomas relacionados à coceira como secreção de coloração e odor estranho, dor ao urinar, vermelhidão, inchaço e dor no ato sexual indicam que o problema é mais grave do que uma simples irritação.

  • Flatulência vaginal

A flatulência acontece quando o ar que eventualmente entrou na vagina durante um ato sexual seja expelido. O som emitido é o mesmo de uma flatulência regular. No entanto, quando a flatulência não ocorre durante uma relação sexual, o sintoma indica que a musculatura da vagina precisa ser exercitada.

  • Urgência para urinar acompanhada de dor

Cerca de 50% das mulheres adultas já sofreram com esses sintomas. Ardência e dor na hora de urinar, combinado com uma urgência frequente para ir ao banheiro indicam sintomas da infecção urinária.

Veja mais três sintomas. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
2
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
3
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
4
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
5
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
6
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
7
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
8
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …