Mulher de 31 anos com câncer colorretal revela sintomas de alerta
Ela viralizou no TikTok ao dar detalhes sobre os sintomas que a fizeram procurar um médico
Uma mulher de 31 anos foi diagnosticada com câncer colorretal em estágio 3, depois de inicialmente atribuir seus sintomas à síndrome do intestino irritável (SII) e estresse.
Bri Mahon, que mora em Newport Beach, Califórnia, documenta sua jornada contra o câncer no TikTok , onde ela tem mais de 88.000 seguidores.
Um vídeo em que ela detalha os sintomas da doença viralizou recentemente. Ela explica que no início ignorou que o que ela sentia pudesse ser algo grave.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Mahon também explicou que chegou a fazer exame de sangue, mas o resultado não mostrou nenhuma alteração significativa. No entanto, ela se sentia muito inchada, irritada e cansada.
Logo após dar à luz seus filhos gêmeos, que nasceram prematuramente com 23 semanas, ela começou a notar sangue nas fezes. Mas pensou que fosse uma combinação de hemorroidas da gravidez e os sintomas da SII.
Mahon começou a ver sangue em suas fezes com mais regularidade e ficou ainda mais preocupada quando a cor mudou de vermelho para vermelho escuro. Ela também sentia necessidade de ir mais vezes ao banheiro.
Foi então que ela procurou um especialista e passou por uma colonoscopia, que acabou constatando câncer colorretal em estágio 3.
Mahon começou a primeira das duas rodadas de quimioterapia e radiação esta semana. E, assim que o tratamento terminar, ela fará uma cirurgia para remover a parte restante do tumor.
Câncer colorretal
O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que inclui o cólon e o reto.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer colorretal é o segundo tumor mais frequente tanto em homens quanto em mulheres e foi a terceira maior causa de morte por câncer no Brasil em 2020.
Embora esse tipo de câncer geralmente aconteça em adultos mais velhos, ultimamente, os diagnósticos em pessoas pessoas mais jovens estão aumentando a um ritmo alarmante.
Os sintomas incluem:
- mudança nos hábitos intestinais
- sangue nas fezes
- diarreia, constipação ou sensação de que o intestino não se esvazia completamente
- cólicas ou dor abdominal
- fraqueza e fadiga
- perda de peso não intencional
É importante, no entanto, dizer que existem outras doenças que apresentam sintomas semelhantes aos citados acima. E manifestar alguns desses sinais não necessariamente quer dizer que você tem câncer. É preciso consultar um médico, que pedirá exames para investigar as causas.