Mulher descobre câncer colorretal após estes sintomas
Ela compartilhou sua jornada contra o câncer no TikTok para ajudá-la a lidar emocionalmente com a doença
Para Elizabeth Wachsberg, 38, ter dores de estômago fazia parte de sua vida normal, mas o sintoma foi mal diagnosticado pelos médicos durante anos. Só depois de passar por vários especialistas e fazer exames mais específicos, ela descobriu que o que ela tinha era câncer colorretal em estágio 4.
Quando criança, Elizabeth costumava sentir dores de estômago depois de comer. No entanto, seus sintomas pioraram quando ela se tornou adulta.
Seu médico suspeitou de síndrome do intestino irritável (SII), que é um distúrbio que afeta o estômago e os intestinos. Os sintomas comuns da SII incluem cólicas estomacais, dor abdominal, inchaço, gases e diarreia.
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Sintoma inicial de câncer que muitas pessoas ignoram
Ao procurar um segundo médico, ele a sugeriu que tomasse um antibiótico por seis meses.
Como Elizabeth continuou com dor, ela procurou uma terceira opinião, que pediu uma colonoscopia para descartar outras doenças. No entanto, seu plano de saúde não cobria o procedimento porque, aos 37 anos, ela era mais jovem do que a idade recomendada de 45 para iniciar colonoscopias.
Com o tempo, seus sintomas pioraram. A dor na lateral e as fezes com sangue a levaram a continuar buscando respostas.
Exames revelaram a doença
Em março de 2019, ela acordou com muita dor. E fez a colonoscopia e uma tomografia computadorizada, que finalmente revelaram o problema: câncer colorretal e manchas no fígado.
Depois de descobrir o câncer de cólon, ela logo começou o tratamento, que incluiu três rodadas de quimioterapia, seguidas de cirurgia para remover o tumor no cólon e no fígado.
“O estágio 3 geralmente é quando se espalha para fora do cólon… Eu tive câncer de cólon no fígado e foi isso que o tornou o estágio 4. Sempre que se espalha de sua origem, é o estágio 4”, explicou a jovem em um vídeo do TikTok.
Em julho de 2019, seus tratamentos foram bem-sucedidos, porque seu câncer foi declarado em remissão.
Hoje, ela se dedica a compartilhar sua história e tratamento nas redes sociais. O TikTok está lhe ajudando a se conectar com outras pessoas que enfrentam a mesma doença.
Em suas postagens, ela compartilha informações sobre a importância dos exames de colonoscopia para os mais jovens.