Mulher é curada de câncer no mesmo dia que descobriu a doença
A cura foi possível graça a uma tecnologia robótica nova
April Boudreau, moradora do Texas, nos EUA, foi diagnosticada e curada de um câncer de pulmão no mesmo dia, em questão de horas.
Usando uma tecnologia robótica recente , os médicos realizaram uma broncoscopia que confirmou que ela tinha câncer de pulmão e, em seguida, realizaram uma cirurgia minimamente invasiva para removê-lo.
Boudreau disse que se impressionou ao pensar que, embora ela tivesse câncer de pulmão, relatórios preliminares, que foram posteriormente confirmados, indicavam que ela agora estava livre da doença.
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Estudo mostra como a respiração pode avisar sobre câncer de pulmão
- 9 sintomas do câncer mais letal da atualidade que você precisa conhecer
“Eles removeram tudo”, disse Boudreau. “Você se belisca porque não consegue acreditar que é verdade. Isso tudo foi tão simples, sem radiação ou quimioterapia.”
Antes, ela já havia sobrevivido a três tumores, dois linfomas – câncer no sistema linfático – em 1984 e 1985, e um câncer de mama mais recente, em 2002.
Então, quando sua tomografia computadorizada anual, motivada por seu histórico de câncer e mutações genéticas herdadas, revelou um nódulo preocupante em seu pulmão direito em janeiro , os médicos presumiram que era câncer.
Agora, ela faz uma tomografia computadorizada a cada seis meses para avaliar o quadro, e os resultados mais recentes indicam que ela continua livre de câncer. Ela aproveita a oportunidade para contar que não havia percebido os sinais da doença antes e alertar que as pessoas estejam atentas aos sintomas e, se for o caso, busquem ajuda médica.
A tecnologia de broncoscopia assistida por robótica utilizada nesse caso foi aliada da cirurgia robótica minimamente invasiva. Essa abordagem acelerada não apenas reduz o tempo entre a detecção e a intervenção cirúrgica, mas também está associada a uma taxa muito baixa de complicações.
Câncer de pulmão
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA (INCA), a maioria dos cânceres de pulmão começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sintomas até que se disseminam. Porém, o site do instituto cita os sinais mais comuns que podem aparecer em alguns casos:
- Tosse
- Tosse com expectoração mucosa
- Tosse com expectoração com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Perda de apetite
- Perda de peso inexplicada
- Falta de ar
- Fadiga
- Infecções de repetição