Mulher é curada de câncer no mesmo dia que descobriu a doença

A cura foi possível graça a uma tecnologia robótica nova

25/11/2022 15:00

April Boudreau, moradora do Texas, nos EUA, foi diagnosticada e curada de um câncer de pulmão no mesmo dia, em questão de horas.

Usando uma tecnologia robótica recente , os médicos realizaram uma broncoscopia que confirmou que ela tinha câncer de pulmão e, em seguida, realizaram uma cirurgia minimamente invasiva para removê-lo.

Mulher é curada de câncer no mesmo dia que descobriu a doença
Mulher é curada de câncer no mesmo dia que descobriu a doença - divulgação/Hospital Metodista Health Harris do Texas

Boudreau disse que se impressionou ao pensar que, embora ela tivesse câncer de pulmão, relatórios preliminares, que foram posteriormente confirmados, indicavam que ela agora estava livre da doença.

“Eles removeram tudo”, disse Boudreau. “Você se belisca porque não consegue acreditar que é verdade. Isso tudo foi tão simples, sem radiação ou quimioterapia.”

Antes, ela já havia sobrevivido a três tumores, dois linfomas – câncer no sistema linfático – em 1984 e 1985, e um câncer de mama mais recente, em 2002.

Então, quando sua tomografia computadorizada anual, motivada por seu histórico de câncer e mutações genéticas herdadas, revelou um nódulo preocupante em seu pulmão direito em janeiro , os médicos presumiram que era câncer.

Agora, ela faz uma tomografia computadorizada a cada seis meses para avaliar o quadro, e os resultados mais recentes indicam que ela continua livre de câncer. Ela aproveita a oportunidade para contar que não havia percebido os sinais da doença antes e alertar que as pessoas estejam atentas aos sintomas e, se for o caso, busquem ajuda médica.

A tecnologia de broncoscopia assistida por robótica utilizada nesse caso foi aliada da cirurgia robótica minimamente invasiva. Essa abordagem acelerada não apenas reduz o tempo entre a detecção e a intervenção cirúrgica, mas também está associada a uma taxa muito baixa de complicações.

Câncer de pulmão

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA (INCA), a maioria dos cânceres de pulmão começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sintomas até que se disseminam. Porém, o site do instituto cita os sinais mais comuns que podem aparecer em alguns casos:

  • Tosse
  • Tosse com expectoração mucosa
  • Tosse com expectoração com sangue
  • Dor no peito
  • Rouquidão
  • Perda de apetite
  • Perda de peso inexplicada
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Infecções de repetição