Mulher mais velha do mundo revela os segredos da longevidade
Nascida em 4 de março de 1907, Maria Branyas Morera carrega o título de mulher mais velha do mundo aos 116 anos, segundo o Guinness
Em 2023, Maria Branyas Morera, leva o título de pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Guinness World Record. Nascida em 4 de março de 1907, na Califórnia, nos EUA, mas filha de espanhóis, Maria acumula imponentes 116 anos.
Surpreendentemente, a centenária, chamada de “super vovó catalã”, não sofre de problemas cardiovasculares, possui uma memória exemplar de histórias vividas em sua infância e compartilha os mistérios da sua longa vida.
Cientistas americanos coletaram amostras de DNA de Maria na busca para desvendar o que denominam “chave para a imortalidade”. Mas, quando questionada sobre os segredos para ultrapassar o centenário, Maria tem suas próprias respostas.
- Aos 105 anos, mulher revela 2 dicas para a longevidade
- Quem é a brasileira considerada a 2ª pessoa mais velha do mundo?
- Cientistas revelam 3 segredos para chegar aos 100 anos
- Harvard revela o que fazer para aumentar longevidade; veja estudo
Os segredos da longevidade de Maria
Para Maria, o caminho para desfrutar de uma longa vida saudável inclui “cortar pessoas tóxicas” de seu círculo social. Segundo ela, estabelecer boas conexões com familiares e amigos e manter uma relação harmônica com a natureza.
Além disso, a centenária recomenda evitar excessos, evitar se preocupar demais ou ter remorsos. Como parte de sua rotina diária, Maria preza pela ingestão de iogurte natural todos os dias.
Em sua conta no X (antigo Twitter), Maria compartilha alguns detalhes da sua rotina: “Sempre comi pouco, mas de tudo, e nunca segui nenhum regime”, revelou em uma publicação.
Também na rede social, Maria afirmou que “nunca sofreu com doenças nem passou por uma sala de cirurgia”. Na descrição da rede social, ela ainda deixa claro que é “velha, muito velha, mas não idiota”.
Em seus 116 anos de vida, ela sobreviveu a momentos históricos para o mundo, como a Guerra Civil Espanhola, da qual ela diz ter péssimas lembranças, e a pandemia de covid-19. Falando em covid, Maria chegou a contrair o vírus em 2020, dias depois de completar 113 anos.
“Esta pandemia revelou que os idosos são os esquecidos da nossa sociedade”, lamentou María, durante uma entrevista ao jornal Observer.
Saúde mental de Maria surpreende os médicos
Manel Esteller, médico especialista em epigenética, visitou Maria no início de 2023. Posteriormente, ele compartilhou sua impressão sobre a mulher mais velha do mundo em entrevista ao jornal espanhol ABC.
Ele definiu sua disposição mental como “incrível”, e ficou fascinado com a clareza de sua memória. “Ela tem a cabeça completamente lúcida. Lembra com impressionante clareza episódios de quando tinha apenas 4 anos”, comentou.
Maria casou em 1931, teve três filhos e hoje tem onze netos e treze bisnetos. Há mais de duas décadas, ela reside em uma instituição para idosos na Catalunha, Espanha.
Conselhos de Maria
Com a ajuda de sua filha, Maria usa o X e procura inspirar as pessoas a aproveitarem ao máximo a única vida que possuem.
Inclusive, em 1 de janeiro de 2023, ela deixou a mensagem: “A vida não é eterna para ninguém… Na minha idade, um novo ano é uma dádiva, uma humilde comemoração, uma nova aventura, uma bela jornada, um momento de felicidade. Vamos aproveitar a vida juntos”, escreveu.
Maria deixa conselhos que considera essenciais para ter uma vida longa, como ter mais positividade, estabilidade emocional, tranquilidade e contato com a natureza.
La vida no és eterna per a ningú… A la meva edat, un nou any, és un regal, una humil celebració, una nova aventura, un bell viatge, un instant de felicitat. Gaudim la vida junts.
— Super Àvia Catalana (@MariaBranyas112) January 1, 2023