Os 5 segredos que pessoas com maior longevidade têm em comum

Conheça as cinco práticas que podem promover uma vida longa e saudável

Segredos para uma maior longevidade
Créditos: iStock/kieferpix
Segredos para uma maior longevidade

A expectativa de vida global gira em torno dos 72 anos. Porém, em diversos lugares do mundo, algumas pessoas estão estatisticamente em uma posição mais favorável para uma maior longevidade. Afinal, será que existe algum segredo para atingir essa marca?

Para contextualizar, existem cinco lugares especiais que se enquadram na categoria de longevidade e são conhecidos como “Zonas Azuis”, onde a população costuma viver até os 100 anos ou mais.

As chamadas “Zonas Azuis” ficam em Okinawa, no Japão; Loma Linda, nos Estados Unidos; Icária, na Grécia; Península de Nicoya, na Costa Rica; e a Sardenha, na Itália.

Apesar de serem lugares distantes uns dos outros, segundo Dan Buettner, pesquisador e escritor norte-americano que popularizou a ideia das “Zonas Azuis”, os habitantes dessas áreas possuem cinco características em comum.

Vale destacar que, mesmo quem não mora nas “Zonas Azuis”, certamente pode adotar algumas práticas saudáveis para aumentar a própria expectativa de vida e melhorar a saúde.

Os 5 segredos de quem vive nessas áreas para viver mais

  1. O primeiro aspecto é a alimentação. Essas pessoas tendem a comer menos carne e mais carboidratos. A alimentação é rica em legumes, grãos e vegetais crucíferos, semelhante à saudável dieta mediterrânea. A dieta já foi provada ser benéfica para o coração, ajudando a reduzir o risco de doenças cardíacas, reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e hipertensão.
  2. O segundo aspecto é a movimentação. Ao invés de exercícios rigorosos, as pessoas dessas áreas tendem a se mover a cada 20 minutos, realizando atividades naturais diárias como jardinagem, por exemplo.
  3. O terceiro aspecto é ter um propósito de vida, uma razão para acordar todas as manhãs.
  4. O quarto aspecto é a convivência, o apoio e aceitar a ajuda de familiares e amigos.
  5. Beber vinho com moderação também está inclusivo na lista. O álcool em pequenas quantidades pode reduzir o estresse e melhorar a saúde do coração, especialmente o vinho.
Alimentação baseada em produtos frescos e vegetais
Créditos: vaaseenaa/istock
Alimentação baseada em produtos frescos e vegetais

Por que essas práticas aumentam a longevidade?

Estudos sugerem que ter um objetivo na vida está associado a uma menor incidência de derrames e ataques cardíacos entre pessoas com doenças cardíacas.

Além disso, estudos recentes de 2023, mostraram que movimentos pequenos e consistentes ao longo do dia podem trazer muitos benefícios para a saúde e evitar ao menos nove tipos diferentes de tumores.

Já a alimentação rica em nutrientes e a convivência social ajudam a determinar uma qualidade de vida maior e mais saudável.

Com base nos artigos do The Sun e da Forbes.