Mulher sofre perda de memória após uso de caneta emagrecedora
Exames descartaram qualquer outra causa, o que indica ligação com o remédio injetável
A inglesa Rebecca Mullock recorreu ao uso de caneta emagrecedora para perder peso em janeiro deste ano. Embora tenha perdido conseguido eliminar mais de 10 quilos, ela foi parar no hospital com convulsões e perda de memória, que podem ter sido efeitos colaterais do medicamento.
Conhecido como Saxenda, o remédio injetável é originalmente concebido como um medicamento para diabetes, mas tem sido muito utilizado por quem quer emagrecer.
A droga contém liraglutida e ajuda a suprimir o apetite, assim como a semaglutida, encontrada em canetas semelhantes Wegovy e Ozempic.
- Como usar o gengibre para acelerar a perda de peso
- Estes populares remédios aumentam risco de cegueira, diz Harvard
- Adicionar esta bebida à sua dieta todos os dias pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e auxiliar na perda de peso
- Três medicamentos elevam em 79% o risco de demência
Rebecca contou ao jornal inglês The Sun que passou 15 anos tentando emagrecer, sem sucesso. Por isso, estava animada com o uso da caneta, já que ouvia muitas pessoas contarem que funcionava para perda de peso.
“Eu estava fazendo talvez uma refeição por dia e simplesmente não estava com fome”, conta ela.
“Dez dias depois, eu estava assistindo TV quando apareceu um anúncio de caridade pedindo doações para a guerra na Ucrânia. Virei-me para meu marido Dave e disse: ‘Que guerra?’. Meu marido disse que comecei a ter um ataque de pânico – do qual não me lembro de jeito nenhum – mas ele me acalmou e fui para a cama”, lembra.
Nesse mesmo dia, ela conta que acordou às 3h da manhã tendo convulsão e foi levada de ambulância para o hospital.
“Fiz um eletrocardiograma, exames de sangue e uma ressonância magnética e eles não conseguiram encontrar nada conclusivo que tivesse causado o episódio”, disse.
“Eles não puderam confirmar, mas como Saxenda era a única coisa que comecei a tomar recentemente, sugeriram que todo o episódio poderia ter sido causado por isso. As convulsões são listadas como um efeito colateral raro, mas me assustou o suficiente para parar de usá-las”.
Rebecca disse que retomou o peso perdido durante o uso do medicamento e que não tem nenhuma lembrança do que aconteceu na semana em que sofreu a convulsão.
Efeitos colaterais de canetas emagrecedoras
Medicamentos para diabetes, como Ozempic e Semaglutide, podem causar efeitos colaterais, como diarreia, fadiga, constipação, indigestão, náusea, vômito, dor de cabeça, dor abdominal, distúrbios digestivos e tontura.
As pessoas que usam Ozempic também correm um risco maior de desenvolver tumores da tireoide, complicações de visão, câncer, pancreatite e problemas renais e da vesícula biliar, de acordo com um estudo.