Últimas notícias:

Loading...

Mulher descobre tumor cerebral ao ir no médico por conta de conjuntivite

Veja os sinais do tipo de tumor diagnosticado na inglesa

Por: Redação

A inglesa Kirsty Drury fez um alerta importante em suas redes sociais. Ela contou que a suspeita de conjuntivite a fez descobrir um tumor cerebral.

Em novembro de 2019, ela foi ao médico por causa de inchaço e vermelhidão nos olhos. Imaginava que se tratava de um problema simples, mas o profissional que a atendeu resolveu investigar melhor e pediu exames no mesmo dia.

Segundo Kisty, isso permitiu que ela descobrisse que a vermelhidão nos olhos era sintoma de um tumor que crescia no crânio e afetava os músculos da face dela.

conjuntivite
Crédito: Reprodução/SWNSSuspeita de conjuntivite era na verdade um sintoma de tumor cerebral

Gerente de uma empresa de transportes em Londres, Drury foi informada de que tinha um meningioma, um tipo um tumor que se forma no tecido que cobre o cérebro.

“Quando me disseram que tinha um tumor no cérebro, pensei que isso significava que eu iria morrer”, contou. “Quando você entra no consultório médico com suspeita de conjuntivite e sai com um tumor no cérebro, não pode ser culpado por pensar o pior.”

Kirsty passou por uma cirurgia de remoção do tumor que durou 16 horas. Não foi possível retirar completamente a massa, pois isso colocaria seus músculos faciais em risco. Por sorte, a biópsia apontou que o tumor não era canceroso.

Agora, Kirsty quer aumentar a conscientização sobre tumores cerebrais para ajudar outras pessoas a reconhecer os sintomas e as opções de tratamento.

“Quero que outras pessoas saibam que muitas pessoas vivem com um tumor cerebral. Por alguma razão, essas histórias não são contadas, mas acho que deveriam ser, porque no início da minha jornada eu teria dado qualquer coisa para ter mais esperança”, disse ela.

Meningioma

O meningioma é um dos  tumores mais comuns do sistema nervoso central, geralmente é benigno. Pode comprimir os tecidos cerebrais adjacentes e se manifestar isoladamente ou em múltiplas lesões.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as causas de tumores no sistema nervoso central ainda são alvo de muitos estudos.

A doença é multifatorial, ou seja, ela é causada pelo somatório de várias alterações genéticas. Algumas dessas alterações são adquiridas durante a vida, por predisposição ou por exposição. Outras são hereditárias e estão presentes em algumas síndromes familiares, como a neurofibromatose.

Sintomas

Muitos meningiomas são assintomáticos. Quando os sintomas aparecem, geralmente dependem de sua localização.

Quando acomete a região frontal da cabeça, a pessoa pode apresentar perda de visão e de olfato, por exemplo. Já quando ele está na região posterior da cabeça, pode haver alteração da coordenação. Quando se localiza na base do crânio, a dificuldade de falar e deglutir pode ser um sinal.

Compartilhe: