Não seguir este hábito antes de dormir aumenta risco de AVC
Estudo fez a descoberta após acompanhar 1.675 participantes por quase três anos
Em um estudo recém publicado na Scientific Reports, os pesquisadores avaliaram o impacto de um hábito de higiene no risco de doenças cardiovasculares, como AVC, em pacientes com 20 anos ou mais.
Os pesquisadores quiseram avaliar a descoberta de estudos anteriores que apontavam para a importância do cuidado oral em pacientes com cânceres malignos, bem como doenças respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares.
Muitos desses relatos enfocaram o momento da escovação no contexto da desmineralização dos dentes. No entanto, esses relatórios não exploraram a relação entre o tempo de escovação e doenças sistêmicas, incluindo doenças cardiovasculares.
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
Sobre o estudo
O estudo durou dois anos e 11 meses. Fizeram parte desta pesquisa 1.675 participantes, que foram divididos quatro grupos:
- Grupo 1 – relatou escovar os dentes duas vezes ao dia, uma vez ao acordar e outra à noite.
- Grupo 2 – relatou escovar os dentes apenas uma vez à noite.
- Grupo 3 – relatou escovar os dentes somente ao acordar.
- Grupo 4 – não escovava os dentes.
Os pesquisadores avaliaram a idade, o sexo, o histórico de tabagismo e os resultados do acompanhamento de cada participante. Além disso, quatro investigadores independentes revisaram retrospectivamente os registros odontológicos e médicos de todos os participantes do estudo.
O estudo considerou vários eventos cardiovasculares, que incluíram hospitalização relacionada a doenças cardiovasculares por insuficiência cardíaca, arritmia, infarto do miocárdio, angina pectoris e doenças valvulares e aórticas que requereram cirurgia.
As descobertas
A descoberta mais importante da pesquisa indica que a doença periodontal, uma grave da inflamação da gengiva que pode ser causada pela má higiene bucal, é o principal vilão.
Uma das consequências é o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, pode causar o apodrecimento dos dentes.
Os resultados do estudo reiteram que, embora seja necessário escovar os dentes antes do café da manhã, escovar os dentes à noite antes de dormir é ainda mais importante para prevenir doenças cardiovasculares.