Netinho se pronuncia sobre câncer no sistema linfático; conheça os sinais de alerta
Netinho fala sobre o diagnóstico de câncer no sistema linfático: "Estou atravessando mais uma estrada de sal"
O cantor Netinho, de 58 anos, se pronunciou através das redes sociais após o diagnóstico de câncer no sistema linfático (linfoma).

Em um comunicado divulgado na noite de terça-feira, 25, o artista agradeceu o apoio dos fãs e demonstrou confiança no tratamento. “Eu nunca pedi a Ele zonas de conforto e sim desafios, pois entendo que zonas de conforto rebaixam mentalmente o ser humano e os desafios me fazem crescer e evoluir”, escreveu.
O cantor garantiu que está bem, segue o tratamento em casa e que os primeiros resultados foram bons. “Tive resultados positivos inesperados e extremamente comemorados por toda a equipe médica”, afirmou.
- Cadastre-se e Jogue Ganesha Gold com rodadas a partir de R$0,30 na bet365
- Alimento doce e popular que pode evitar pressão alta é descoberto
- Estudo de Harvard mostra os 4 melhores exercícios para queimar gordura
- PS4 e PS5 em festa: jogos com até 90% de desconto na PS Store
Histórico de saúde
Ao longo dos anos, Netinho enfrentou sérios problemas de saúde. Em 2013, sofreu complicações hepáticas graves, passou por três cirurgias no cérebro e, atualmente, utiliza uma válvula cerebral.
Recentemente, em 25 de fevereiro, o cantor foi hospitalizado em Salvador após relatar fortes dores nas costas e dificuldade para andar. Um comunicado divulgado em seu site oficial revelou o diagnóstico de câncer no sistema linfático.
Desde quando recebeu alta, em 21 de março, Netinho segue em tratamento sob a supervisão da médica Glória Bonfim.
Natural de Santo Antônio de Jesus (BA), ele se tornou um dos principais nomes do axé music na década de 1990. Seu maior sucesso, “Milla”, atravessou gerações e se tornou um clássico. O cantor também foi vocalista da Banda Beijo antes de iniciar sua carreira solo.
Quais são os sintomas de câncer no sistema linfático?
O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte fundamental do sistema imunológico. Ele pode atingir diferentes partes do corpo, como linfonodos, medula óssea e outros órgãos. Os principais sintomas incluem:
- Cansaço e fraqueza persistentes;
- Perda de peso inexplicada;
- Febre sem causa aparente;
- Suor noturno excessivo;
- Gânglios linfáticos aumentados (popularmente conhecidos como “ínguas”);
- Indisposição constante.
Quais são as causas?
Ainda não se sabe exatamente o que causa o linfoma, mas alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como:
- Doenças preexistentes (como HIV e hepatites);
- Exposição a produtos químicos;
- Fatores genéticos.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com o tipo e o estágio do linfoma. Os principais métodos incluem:
- Quimioterapia;
- Imunoterapia;
- Terapia-alvo;
- Transplante de medula óssea, em casos específicos.
A doença pode ser agressiva, exigindo um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz para aumentar as chances de controle e qualidade de vida do paciente.
No caso do cantor Netinho, ele está sob acompanhamento médico e segue otimista em relação às próximas etapas do tratamento. “Estou atravessando mais uma estrada de sal e logo nos veremos. Seja muito feliz”, garantiu.
Já na manhã de hoje, 26 de março, ele publicou um vídeo contando que raspou o cabelo. “Vou fazer de tudo para desmistificar esse tipo de tratamento médico que estou fazendo com coragem, fé, muita paz, tranquilidade, ausência de pressa, honra, gratidão e disciplina”, escreveu na legenda. Assista: