Neurocientista recomenda comer este vegetal para prevenir Alzheimer
Ao manter a boca saudável, este vegetal ajudaria a prevenir inflamação no cérebro, um fator de risco importante para a doença
Um especialista em Alzheimer revelou que mastigar um vegetal específico pode diminuir o risco de desenvolver a doença, que é o tipo mais comum de demência.
Robert Love, que é um neurocientista famoso nas redes sociais, publicou um vídeo no TikTok sobre o beterraba proteger contra uma bactéria chamada porphyromonas gingivalis, também conhecida como P. gingivalis.
P. gingivalis é uma das mais de 700 espécies bacterianas encontradas na cavidade oral. Pode causar doenças gengivais e tem sido associada à doença de Alzheimer em pesquisas.
- Doença oculta é encontrada em cérebro da maioria dos idosos
- Sinal de demência que surge no corpo até 9 anos antes do diagnóstico
- O que fazer hoje para evitar desenvolver Alzheimer no futuro
- Estudo aponta chá como chave para combate de Alzheimer; saiba qual
Segundo ele, quando a nossa boca não está saudável, ela pode ser ambiente propício para a bactéria, que é frequentemente encontrada no cérebro de pacientes com Alzheimer.
“Essa bactéria, na verdade, aumenta a inflamação na boca, causando algo chamado gengivite, da qual você já ouviu falar. Também pode aumentar a inflamação no cérebro ou neuroinflamação”, explicou.
“Este é um importante fator de risco para a doença de Alzheimer. Portanto, sua saúde bucal afeta a saúde do seu cérebro.”
Para ajudar a prevenir isso, ele disse que uma estratégia é comer alimentos que sejam bons para as bactérias da boca, como a beterraba.
Para melhorar sua saúde bucal, Robert também recomendou usar fio dental regularmente e eliminar o açúcar processado de sua dieta.
Benefício comprovado
Um estudo publicado na revista Redox Biology em 2019 já apoiava esse benefício.
Descobriu-se que beber suco de beterraba, rico em nitrato inorgânico, promove o crescimento de bactérias orais que estão associadas a uma melhor saúde cognitiva, bem como à saúde cardiovascular, entre os idosos.
O estudo disse: “Esses módulos de microbioma oral sensíveis ao nitrato são propostos como potenciais alvos pré e probióticos para melhorar as deficiências induzidas pela idade na saúde cardiovascular e cognitiva”.
Embora a investigação sobre o Alzheimer ainda não seja conclusiva, certas escolhas de estilo de vida, tais como atividade física e dieta, podem ajudar a apoiar a saúde do cérebro e prevenir a doença. Veja abaixo como reduzir o risco, de acordo com a Alzheimer’s Association.
Como reduzir o risco de Alzheimer
- Fazer exercício físico
- Manter um dieta saudável e equilibrada
- Manter-se mentalmente ativo
- Manter conexões sociais
- Evitar traumas na cabeça