Neurocientista viraliza ao revelar segredo para prevenir Alzheimer
Veja o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença e a importância de combater a solidão para a saúde mental e física
Apesar da ciência buscar, constantemente, formas eficazes de tratar o Alzheimer, a prevenção ainda é a melhor arma contra esse sério problema de saúde.
Recentemente, um renomado neurocientista publicou um vídeo no TikTok e repercutiu ao revelar o que pode ajudar a evitar a doença, que interfere na memória e em outras funções mentais.
O Alzheimer em destaque
A doença de Alzheimer é um tipo de demência que afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Por ser progressiva, os sintomas tendem a piorar ao longo do tempo, no entanto, o tratamento podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
Os pesquisadores ainda não descobriram a causa exata do Alzheimer, mas ao que tudo indica, aparece devido a uma combinação de fatores genéticos, de estilo de vida e ambientais que afetam o cérebro ao longo do tempo.
Como prevenir Alzheimer, segundo o neurocientista?
Robert W.B. Love, especialista em Alzheimer, disse no vídeo que manter relacionamentos saudáveis é crucial para a prevenção dessa doença.
Ele apontou que prevenir a solidão é uma forma prática e realizável de evitar a doença de Alzheimer. Além disso, relacionamentos saudáveis ajudam a reduzir a ansiedade.
Segundo Love, a interação humana genuína não só melhora a saúde mental e física, mas também oferece um “propósito e significado na vida”.
“Os humanos são criaturas sociais. Precisamos estar perto de pessoas amorosas. E estes são familiares ou amigos, então isso é muito importante”, disse ele no vídeo.
Combatendo a solidão
Ressaltando a importância de prevenir a solidão, Love disse que ela é um dos principais fatores de risco para várias doenças e pode ser tão prejudicial quanto o fumo.
“Ter bons relacionamentos é uma ótima maneira de ajudar a prevenir a solidão”, reforçou o neurocientista.
Os estudos apoiam essa afirmação. Uma pesquisa, publicada na revista Neurology em 2020, demonstrou que pessoas idosas solitárias têm três vezes mais probabilidade de desenvolver demência do que aquelas que mantêm relações sociais ativas.
Com base nesses achados, fica cada vez mais claro que os benefícios dos relacionamentos vão além da simples companhia. Eles provêm uma espécie de “seguro” contra a deterioração mental e física.
Portanto, a recomendação dos especialistas é manter as relações sociais ativas, cuidar da saúde mental e buscar por check-ups regulares como parte da rotina de cuidados e prevenção de doenças.
Por fim, veja outras formas de prevenir Alzheimer:
- Como citado anteriormente, cultivar amizades, socializar e ter bons relacionamentos;
- Evitar a solidão;
- Estudar, pensar, manter a mente sempre ativa;
- Fazer atividades em grupo;
- Não fumar;
- Não consumir bebida alcoólica;
- Ter alimentação saudável e equilibrada;
- Fazer prática de atividades físicas regulares.